Nível de aprovação de Barack Obama sobe para 47% nos EUA

O nível de aprovação do presidente americano Barack Obama subiu a 47%, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, uma boa notícia para o chefe de Estado democrata, que tentará a reeleição em 2012.

Segundo uma pesquisa da Universidade Quinnipiac, em Conneticut, a aprovação de Obama subiu de 41% no início de outubro para 47%, o que representa uma vantagem de 16 pontos percentuais sobre os possíveis adversários republicanos.

“O presidente Barack Obama parece ganhar a aprovação dos eleitores em quase todo o país”, afirmou Peter Brown, assistente da diretoria do Instituto de Pesquisas da Universidade de Quinnipiac.

“Ele registra uma grande vantagem com grupos [demográficos] com os quais teve mais problemas, ou seja, as pessoas brancas do sexo masculino. Entre as mulheres, o nível de aprovação passou de -5 pontos a +4 pontos”, disse Brown.

A pesquisa foi realizada entre 25 e 31 de outubro, após a morte do ditador líbio Muammar Gaddafi, e a publicação de alguns dados positivos sobre a economia americana, o que pode ter estimulado a opinião pública a favor do desempenho de Obama.

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog