Noite de festa marcou a assinatura do convênio para a Urbanização da comunidade do Cacheado

Mais uma noite que entrou para a história de Petrolina. Na última terça-feira (20), durante um grande evento, o prefeito Julio Lossio, acompanhado por secretários municipais, vereadores, líderes comunitários, representantes da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, assinou o convênio para a urbanização da comunidade Cacheado, localizado na área 66.000 m². A obra, orçada em mais R$ 20 milhões, vai oferecer para as 400 famílias que ali vivem, a construção de casas, praças, pavimentação de ruas, esgotamento sanitário, água e energia elétrica, além da construção de uma unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME.

“Desde que assumi este governo, levantamos uma grande bandeira que é Petrolina. Durante muitos anos, esse lugar era tormento para muitas famílias que aqui viviam. Agora, vamos fazer com que o homem e a mulher que moram nessa terra possa andar com mais dignidade”, ressaltou o prefeito Julio Lossio, durante a assinatura do convênio, tendo como testemunhas as famílias que moram na comunidade do Cacheado.

A urbanização do Cacheado foi um dos dois projetos aprovados em Petrolina dentro do programas de Urbanização de Favelas do Governo Federal, e Petrolina é a primeira cidade pernambucana onde o projeto está sendo executado. A obra conta com mais de R$ 20 milhões, recursos do Ministério das Cidades, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal – PAC 2 e do município. Serão construídas no Cacheado 400 casas, três praças, uma unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME, pavimentação de ruas, esgotamento sanitário, abastecimento de água, ligação de rede elétrica, Clube do Bairro, equipado com academia da saúde, pista de caminhada, quadra poliesportiva e playground. Toda essa infraestrutura será oferecida à comunidade, sem nenhum ônus para as famílias. Felicidade para Marilene Araújo, moradora e líder comunitária que, emocionada, relatou os sofrimentos durante anos pelas pessoas que moram ali. “Quando chove aqui ninguém tem paz, alaga as casas, não têm como as pessoas andarem pelas ruas. Era uma realidade que todo mundo via, foram muitas as promessas de prefeitos e políticos, ninguém olhava para nós, e agora o prefeito Julio Lossio com pouco tempo vem nos oferecer novas casas e um lugar bonito para se viver. Hoje é um sonho realizado por esse prefeito que plantou a semente e agora vai colher”, declarou.

O projeto do Cacheado foi criado para oferecer uma vida mais digna para os moradores que moram na comunidade há dez anos, habitando em casas de taipa, com uma infraestrutura improvisada. É um projeto audacioso, como destacou a secretária de Planejamento e Urbanismo, Marlize Mainardes. “Para nós, está sendo um sonho, um sonho do prefeito Julio Lossio que está se tornando realidade, a partir do momento em que nosso projeto foi o primeiro do estado a ser aprovado e o primeiro a ser contratado. É muito bom ver a alegria das pessoas que viviam em tão precárias condições”, frisou.

Na localidade, também será construída uma creche do Programa Nova semente, que tem como madrinha a primeira dama do município, Andrea Lossio, uma das pessoas que sempre lutou pela melhoria de vida dos moradores do Cacheado. A previsão da Prefeitura é que as obras sejam iniciadas até novembro e finalizadas em um prazo de 12 meses.

Foto: Gilson Pereira
Com Ascom/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog