Oposição pressiona por cortes em Olinda

Vereadores do G6 de Olinda: tentativa de influenciar cortes na gestão Renildo Edmar Melo/JC Imagem

Vereadores do G6 de Olinda: tentativa de influenciar cortes na gestão Renildo
Edmar Melo/JC Imagem

Aproveitando a onda de manifestações populares pelo País, o grupo de vereadores de Olinda que faz oposição ao prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) – o G6 – elaborou uma “pauta positiva” solicitando que a prefeitura corte gastos e amplie investimentos em setores como saúde, educação e transportes.

Os vereadores pedem que a prefeitura avalie desde a locação de veículos e imóveis até cortes no quadro de funcionários.

“A população nos procura, querendo que a gente resolva problemas do Executivo”, lamenta o vereador Jorge Federal ao explicar por que o G6 decidiu elaborar a pauta de reivindicações para o prefeito. Além dele, fazem parte do grupo Jesuíno Gomes (PSDB), Mônica Ribeiro (PDT), Riquinho Água e Gás (PDT), Joab Teodoro (PRP) e Professor Lupércio (PV).

Dentre as principais sugestões está a de que o prefeito corte cargos comissionados – para eles, é possível cortar mais de 40% do quadro de funcionários – para pagar uma suposta dívida de R$ 23 milhões que teria sido acumulada desde 2003, quando a prefeitura teria deixado de fazer os repasses para o Fundo Previdenciário dos servidores municipais. Eles ainda reclamaram da “falta de transparência da gestão”, argumentando que realizaram diversos pedidos de informação e não obtiveram resposta.

Apesar de defenderem o corte de gastos na prefeitura, os vereadores não pretendem realizar o mesmo esforço na Câmara Municipal. “A Câmara já é muito enxuta”, argumenta Jorge Federal.

Os parlamentares afirmaram que tentam agendar uma reunião com o prefeito Renildo Calheiros desde a última quarta-feira (3) para apresentar as reivindicações, mas sem sucesso.

Renildo negou a existência da dívida, mas preferiu não falar sobre o assunto antes de conversar com os vereadores. Ele também afirmou que não pôde ainda acertar a reunião porque se encontra na 16º Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Ainda no início da noite, o gestor entrou em contato com o vereador Jesuíno Gomes e combinou de reunir-se com o grupo assim que retornar de viagem.

Fonte: Do JC Online

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog