Osvaldo Coelho comemora a chegada de cursos nas comunidades rurais de Petrolina

Petrolina conquistou o que eu chamaria de ‘As estacas para o Conhecimento’. Aqui nós temos instalados o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF-SERTÃO- , a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SEBRAE, SENAI, Universidade de Pernambuco (UPE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), entre outros setores educacionais que estão a disposição dos jovens para crescerem em diversas áreas.

Quanto ao ingresso nos cursos superiores ou profissionalizantes o aluno da escola pública enfrenta maiores dificuldades do que o aluno da rede particular. Então, é muito louvável a iniciativa do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, em oferecer, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, cursos chamados Pré-Técnicos, que são cursos preparatórios para os exames que dão acesso a universidade ou a cursos profissionalizantes.

As aulas serão ministradas nas localidades de Rajada, Uruás, Ponta da Serra, Pedrinhas, Tapera, Cristália e Izacolândia. Serão oferecidas 700 matrículas e as comunidades que não são atingidas terão transporte para as sedes do curso. Eu acho isso um acontecimento fantástico. É dar oportunidade de estudo as pessoas que moram na zona rural.

O mesmo irá acontecer nos bairros periféricos. Haverá cursos durante o final de semana. É aquela velha história de abrir as escolas aos domingos. Vale ressaltar que o governo municipal está tentando levar também para as comunidades citadas cursos profissionalizantes através do SEBRAE nas áreas de mecânica de motos, confecção de sandálias, pedreiro e eletricidade predial.

Esses projetos, em conjunto com o programa Nova Semente, se confiram como um grande plano para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Petrolina e isso por meio da educação.

Então, eu louvo o prefeito por essa iniciativa e faço votos de que sejam escolhidos os melhores professores e que os alunos sejam motivados a realizarem as matrículas. Isso é uma forma de tirarmos os jovens das drogas e de outros problemas que os atingem. É uma missão nobre da prefeitura e por isso Lossio está de parabéns.

Osvaldo Coelho

Ex-deputado federal por oito legislaturas (DEM)

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog