Papa Bento 16 chega a Cuba e é recebido por Raúl Castro

O papa Bento 16 chegou nesta segunda-feira ao aeroporto Santiago de Cuba, após passar pelo México, para uma visita pastoral ao país.

O pontífice –que foi recebido na pista do aeroporto internacional pelo presidente de Cuba, Raúl Castro– deve ficar na ilha até quarta-feira (28), para celebrar a data comemorativa da Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira do país.

Rodrigo Arangua/France Presse
Papa Bento 16 é recebido por Raúl Castro ao desembarcar em Cuba
Papa Bento 16 é recebido por Raúl Castro ao desembarcar em Cuba

Raúl Castro saudou o papa com um aperto de mãos e uma reverência, ainda na escada de descida do avião.

Ainda hoje, o papa celebra uma missa campal em Santiago de Cuba, antes de retirar-se para o santuário da Virgem da Caridade do Cobre, a 30 km da cidade, onde passará a noite.

Amanhã, depois de uma breve visita ao santuário, ele voará para Havana, onde será recebido oficialmente por Raúl Castro no final da tarde.

PRISÕES

Um grupo opositor cubano denunciou nesta segunda-feira que ao menos 150 dissidentes foram detidos nos últimos dias para impedir que protestem durante a visita do papa.

“A Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional pode confirmar que, neste momento, o número de detidos nos últimos quatro dias é de pelo menos 150 dissidentes pacíficos”, disse o presidente da Comissão, Elizardo Sánchez.

“São detenções preventivas”, declarou Sánchez à agência France Presse.

Além disso, “um número parecido foi proibido de sair de suas casas ou de assistir às missas ou recepções do papa nos lugares que ele percorrerá”, acrescentou o líder da Comissão, que é ilegal, mas tolerada pelo governo comunista.

O Vaticano descartou um encontro do pontífice com opositores, que o governo considera “mercenários” dos Estados Unidos.

Em Cuba, a Igreja Católica é minoritária, mas, na ausência de qualquer oposição legal, exerce o papel de interlocutora privilegiada frente ao regime comunista.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog