Papa recebe boas-vindas de controlador de voo: ‘Deus abençoe sua jornada’

O papa Francisco foi recebido pela presidente Dilma Rousseff ao desembarcar na Base Aérea do Galeão Foto: AP

O papa Francisco foi recebido pela presidente Dilma Rousseff ao desembarcar na Base Aérea do Galeão
Foto: AP

Horas antes de ser recepcionado pela presidente Dilma Rousseff e diversas autoridades brasileiras na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o papa Francisco já havia recebido as boas-vindas ao País em meio ao voo da aeronave Airbus A330 da Alitalia. Às 11h56, quando o avião estava a 516 quilômetros da costa brasileira, o tenente Ricardo Antônio, controlador de voo, passou uma mensagem para a aeronave.

“Sua Santidade acaba de entrar na área sob a responsabilidade do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, que cobre 22 milhões de quilômetros quadrados. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo deseja boas-vindas para a aeronave que transporta o papa Francisco e sua delegação. Seja bem-vindo ao Brasil e para Jornada Mundial da Juventude de 2013. Deus abençoe a sua jornada”, dizia a mensagem.

O texto foi lido em inglês, via rádio, e também pelo CPDLC, um sistema de transmissão que funciona como mensagem de texto de aparelhos celulares. “Os pilotos garantiram que ela chegou ao Papa”, afirmou o militar.

Revista Time chama Francisco de o 'Papa do Povo'Clique no link para iniciar o vídeo
Revista Time chama Francisco de o “Papa do Povo”

Apesar de diariamente se comunicar com aeronaves que cruzam o Atlântico, o tenente Ricardo Antônio disse ter ficado emocionado. “Eu fui voluntário para controlar esse voo. Eu me emociono porque é o Papa”, disse o controlador, segundo a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB).

A 516 quilômetros da costa o avião ainda não estava em espaço aéreo brasileiro, mas naquela área já estava sob a jurisdição do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), do Recife (PE). Por força de tratados internacionais, o Brasil é responsável pelo controle de tráfego aéreo sobre o Atlântico até o meridiano 10° Oeste.  Na prática, a área de responsabilidade total do Brasil é de 22 milhões de quilômetros quadrados, quase três vezes a extensão continental do País (de 8,5 milhões de quilômetros quadrados).

Fonte: Terra

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog