Perfuração de poço provocou vazamento de óleo em Campos, diz ANP

O poço de petróleo explorado pela multinacional Chevron, que provoca um vazamento no litoral fluminense desde a semana passada, deverá ser abandonado e cimentado. A afirmação é do diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo) Florival Carvalho.

Dilma quer rigor na apuração de vazamento de óleo

A ANP e a empresa avaliam a melhor forma de executar a cimentação do poço, que apesar de ser próximo não tem ligação com a estrutura de produção de petróleo da Chevron já em atividade na área de Frade, na Bacia de Campos.

“A agência já autorizou a empresa a fazer o abandono do poço. Isso (cimentação) já está definido, estamos vendo qual a melhor forma de fazer”, disse o diretor da ANP. A Chevron confirmou que vai selar e abandonar o poço exploratório.

Em relação à causa do vazamento, a empresa disse que as investigações feitas em conjunto com órgãos governamentais apontaram o poço como a provável causa. A companhia já havia paralisado temporariamente os trabalhos no local, para investigar o problema.

Segundo o diretor da ANP, o motivo do vazamento foi a perfuração do poço de exploração. “O que foi detectado é que, com a perfuração, houve aumento de pressão em algum ponto e houve essa fissura na rocha que fez com que o óleo vazasse”, afirmou Carvalho.

A mancha de óleo, de acordo nota divulgada pela Chevron, não aumentou desde o domingo, permanecendo com volume total estimado entre 64 a 104 metros cúbicos, ou entre 404 a 650 barris. Ela está localizada a 120 km da costa de Campos, mas desloca-se na direção sudeste, afastando-se do litoral.

De acordo com a ANP, o plano aprovado prevê primeiro o uso de lama pesada para fechar o poço. Em seguida, ele será cimentado. A agência diz esperar que o vazamento já esteja controlado “nos próximos dias”.

Dezoito navios participam da operação de contenção da mancha de óleo, sendo oito da Chevron e dez cedidos por Petrobras, Statoil, BP, Repsol e Shell.

DA REUTERS, NO RIO

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog