Pernambuco fará licitação de R$ 15 bi para sistema de transporte em Recife

O governo de Pernambuco lançará em maio o edital da maior licitação da história do Estado. A concorrência para a concessão das 385 linhas de ônibus que operam na região metropolitana de Recife está orçada em R$ 15 bilhões.

O edital será divulgado no dia 7 de maio e a disputa é aberta a empresas, consórcios nacionais e estrangeiros.

Hoje 3.000 veículos compõem a frota da Grande Recife, atendendo 2,1 milhões de passageiros. Não há expectativa de aumentar a frota.

Para o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, com as obras de mobilidade que estão sendo feitas em Pernambuco, não haverá necessidade de aumento da oferta pois a expectativa é de maior integração entre ônibus e metrô –espera-se ainda um transporte público mais rápido.

O número de terminais de integração deve saltar de 13 para 25 até 2014. Há também previsão de obras como a implementação de cem quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, que implicarão em adequações contratuais em 2013 e 2014.

Atualmente 18 empresas têm permissão para operar a frota que atua na região metropolitana.

Os 900 veículos que circulam pelos terminais integrados, por exemplo, terão que dispor de ar-condicionado até junho de 2014. Em sete anos, todos os ônibus terão que ter refrigeração.

A região metropolitana de Recife foi dividida em sete lotes para a licitação. Cada um deles deverá operar entre 251 e 510 ônibus. Uma mesma empresa ou consórcio pode disputar todos os lotes, mas vencerá apenas um.

A concessão é por 15 anos, prorrogáveis por mais cinco anos.

O sindicato das empresas de ônibus de Pernambuco disse ter aprovado as características da licitação, sobretudo pelo detalhamento de direitos e deveres de cada parte.

Fonte: Da Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog