Polícia intensifica fiscalização no trânsito de Petrolina

 

5f1b054f16bb1c4d2bfa5d62e41e8d05.jpg

Operação leva fiscalização para estradas que dão acesso a pontos turísticos da cidade
Foto: PM/Divulgação

Condutores que costumam ignorar as leis de trânsito e insistem em dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas estão na mira da operação Verão, desencadeada pelo 5º Batalhão da PM em Petrolina, Sertão de Pernambuco. A iniciativa propõe uma fiscalização mais intensa, sobretudo aos fins de semana, nas estradas que dão acesso a pontos turísticos da cidade, a exemplo do Balneário de Pedrinhas e a Ilha do Rodeadouro. Somente no último fim de semana, 420 veículos foram abordados, 50 autuações por infrações de trânsito foram registradas, sendo que destas 12 foram por ingestão de bebida alcoólica.

“As equipes ficam dispostas na área da blitz principalmente no turno da tarde, que é um  horário critico, muitas pessoas estão sob a influência de álcool. Já chegou ao nosso conhecimento que a operação não tem agradado muita gente, mas nosso objetivo é agradar às famílias que certamente estarão mais seguras trafegando nestas estradas. Pretendemos diminuir as estatísticas de acidentes de trânsito e essa preocupação, vale frisar, é mundial”, destaca o comandante do pelotão de trânsito do 5º BPM, capitão Marcos Costa.

Para o oficial, o que mais surpreende nas abordagens é que, mesmo com as campanhas educativas, muitos condutores afirmam ‘desconhecer’ que podem ser responsabilizados caso estejam dirigindo sob a influência do álcool. “Tem gente que  não sabe que é crime e que  pode ser responsabilizada. As pessoas ignoram isso, fazem o teste e quando aponta acima do limite, não acreditam que serão levadas para a delegacia. O condutor tem que ter a ciência de que, dirigir alcoolizado é colocar em risco a sua própria vida, de outras pessoas. Quantas famílias já não choraram por perder seus entes queridos? Por ter pessoas que vão ficar com alguma sequela física por conta de um acidente provocado por um condutor embriagado? Tem que haver uma reflexão profunda sobre isso”, pontua.

A Operação Verão conta com o apoio da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e deve ter continuidade até meados de janeiro. “A iniciativa não contempla apenas a fiscalização da Lei Seca, policiamento na área de trânsito. Estamos lançando efetivo a pé nas travessias, na ilha do Rodeadouro, no Balneário de Pedrinhas, sempre no intuito de oferecer mais segurança aos turistas e frequentadores desses locais”, finaliza Marcos Costa.

Com Do NE10

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog