Prática de exercícios físicos é incentivada na AME Lia Bezerra

Considerado um forte aliado em relação à promoção da saúde, a prática de exercícios vem sendo bastante incentivada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), nos diversos bairros onde as equipes desenvolvem seus trabalhos. É com esse objetivo que grupos de exercícios físicos foram formados na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Lia Bezerra, localizada no bairro José e Maria, para que a comunidade possa manter ou aumentar a aptidão física. A iniciativa conta com o suporte de um educador físico e é apoiada também pela Equipe de Saúde da Família que presta assistência à AME Lia Bezerra.

As atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) são desenvolvidas durante dois dias da semana, contemplando pessoas da própria localidade e são formadas em sua grande parte por idosos. Quem coordena o trabalho é o educador físico Junancy Júnior. “Nosso objetivo é trabalhar o corpo, com exercícios que reforçam a musculatura, além de trabalhar o sistema cardiovascular, entre outras partes do corpo. Essas atividades são realizadas de forma regular e ajudam também a combater diversas doenças”, concluiu Junancy Júnior.

A Secretária de Saúde do Município, Lúcia Giesta, explicou que para otimizar os serviços oferecidos à população, durante a construção da AME Lia Bezerra, foi projetado um ambiente exclusivo para a prática de exercícios. “Ainda quando estávamos conversando sobre como deveria ser a disposição dos espaços da Unidade, decidimos que iríamos reservar um espaço exclusivo para o desenvolvimento destas atividades. Então construímos uma área coberta, para evitar a exposição excessiva ao sol e disponibilizamos também equipamentos que foram fixados na área externa da AME, onde a comunidade pode realizar os exercícios ao ar livre. É mais um instrumento para trabalhar a favor da saúde. Essa gestão vem trabalhando a prevenção e a promoção à saúde e vamos investir e apoiar cada vez mais essas iniciativas, vamos continuar cuidando bem das pessoas”, enfatizou.

A aposentada Maria Vilanir, de 67 anos, frequenta semanalmente a AME Lia Bezerra e diz estar satisfeita com a iniciativa. “É muito bom para todo nós, principalmente porque temos idade mais avançada, fica um pouco mais difícil para caminhar e aqui podemos fazer exercício, o que melhora muito. Estou gostando, é bom pra saúde, porque estamos nos movimentando e não ficamos parados. Antes eu vivia só em casa e depois comecei a fazer os exercícios, agora estou mais magra e mais disposta. Graças a Deus estou muito bem, gostando bastante”, relatou.

Como critério para participação, os interessados devem ser encaminhados para a realização da atividade física pelo médico da AME Lia Bezerra, ter em mãos a declaração médica liberando-o para iniciar os exercícios e estar com os níveis glicêmicos e pressóricos controlados, estar medicados e com a receita atualizada.

Texto: Taisa Alencar
Foto: Arquivo SMS
Assessoria de Comunicação Social

Com Ascom/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog