Prefeito Isaac Carvalho participa de encontro de vaqueiros


O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, participou no último domingo (04) do II Encontro do Chapéu de Couro, realizado no sítio Bom Será, na estrada da Adutora. Vaqueiros e apreciadores da cultura dos “heróis do sertão” estiveram no evento, com muito forró, palestras e aboios.

Segundo o coordenador do evento, Adilson Souza, o objetivo do encontro é resgatar a cultura do vaqueiro e o chapéu é uma dos adereços que mais identificam o trabalhador do sertão. “Quando o vaqueiro, ou uma pessoa usa o chapéu de couro, ele sabe que está usando por se tratar de uma peça que lembra a luta do sertanejo, da caatinga, das suas raízes. E esse encontro é para fazer com que essa identidade permaneça”, declarou um entusiasmado Adilson, que também é comerciante de outros adereços do vaqueiro, rodando em todos os eventos que remetem a essa cultura, como vaquejadas, missa do vaqueiro, corrida de argolinhas no interior e sede de Juazeiro.

Para o prefeito Isaac é uma satisfação participar desse evento. “Eventos como esse servem para que os mais jovens reconheçam a importância que tem o vaqueiro para o sertão. E é uma alegria a mais, pois agora o vaqueiro é considerado um profissional reconhecido pelo Ministério do Trabalho. Meu avô foi vaqueiro, eu corro vaquejada e gosto desse ambiente de alegria que envolve a cultura do sertão”, disse o prefeito após cumprimentar toda a “vaqueirama” presente.

O evento teve a palestra “A vez e a voz do vaqueiro”, com o vereador de Santa Maria da Boa Vista (PE), Mendoncinha, além de cursos de aboio, com Fernando Aboiador e Fanta do Aboio. O vereador Pedro Alcântara Filho também compareceu ao evento.

Com Ascom/PMJ


Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog