Prefeito Julio Lossio entregará a chave da cidade nas mãos do novo Bispo da Diocese de Petrolina, Dom Manuel dos Reis de Farias

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Município de Petrolina e, em especial, os fieis católicos preparam-se para receber neste sábado (08) o novo Bispo Diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias, que irá substituir o Bispo Emérito de Petrolina e atual Administrador Apostólico, Dom Paulo Cardoso. O momento é sublime para a Igreja e para todos religiosos que acolherão o novo bispo que será responsável por oito municípios da região que fazem parte da Diocese de Petrolina. Dom Manuel terá seu primeiro acolhimento na Serra da Santa, localizada na BR 428, a 23 km do Centro de Petrolina, às 16h30. Na ocasião, o novo Bispo receberá as boas-vindas do prefeito Julio Lossio e a chave da cidade, e logo após seguirá em carreata pela Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio até a Catedral para nomeação de posse.

Dom Manoel dos Reis de Farias é pernambucano, nascido em Serra Verde, município de Orobó. Na sua trajetória religiosa cursou Filosofia, no Instituto Estrela Missionária em Nova Iguaçu (RJ) e Teologia, na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE); formou-se em Direito Canônico pelo Instituto Superior do Rio de Janeiro e filiou-se à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Dom Manuel já exerceu os seguintes ministérios na Igreja: Reitor da Casa de Formação dos Seminaristas da Diocese de Nazaré-PE (1985-1986); Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife (1987); Pároco de São Sebastião, em Machados-PE (1988-1990), entre outros. Em 2001, Dom Manuel recebeu a consagração episcopal em Patos – PB, onde permaneceu até então, conquistando a população da diocese, sempre tendo preocupações com os jovens na luta contra as drogas, instalando, inclusive, uma fazenda denominada ‘Fazenda Esperança’, no intuito de ajudar nessa luta.

Assim que chegar à Catedral, Dom Manuel iniciará o ritual para início da solenidade religiosa. O novo Bispo receberá o governo da Diocese das mãos do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, através de entrega simbólica do báculo episcopal (cajado), que será acompanhada pelo clero e por um grupo de 150 religiosos.

“Agradecemos a Dom Paulo pelo compromisso ao longo de mais de 20 anos que assumiu a frente da Diocese de Petrolina, e com alegria receberemos o novo Bispo porque sabemos que esse é um grande momento para todos nós religiosos de Petrolina”, enfatizou o prefeito Julio Lossio.

O novo Bispo será o 7º na história diocesana de Petrolina que contempla oito municípios vizinhos: Orocó, Santa Maria, Lagoa Grande, Dormentes, Santa Cruz, Santa Filomena, Afrânio e Petrolina, que há 26 anos eram governadas pelo atual Administrador Apostólico, Dom Paulo Cardoso da Silva, que teve seu trabalho religioso direcionado ao lema: “Evangelizar os pobres”, pautando-se numa linha missionária e vocacional.

A missa solene de posse acontecerá na Concha Acústica, ao lado da Catedral, a partir das 18h.

Programação:

16h30 – Acolhimento ao Bispo na Serra da Santa;
17h30 – Comitiva partirá da Serra da Santa e fará entrada da cidade;
18h – Missa solene de posse na Concha Acústica (ao lado da Catedral).

Texto: Élida Maria
Foto: Gilson Pereira
Com Ascom/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog