Prefeito Julio Lossio expõe resultados do Programa Educacional Nova Semente em audiência pública no Recife

“Caminhos para a Educação Infantil”, esse foi o tema da audiência pública realizada na ontem (31), na Câmara Municipal de Recife. Essa foi uma iniciativa da vereadora Priscila Karuse (DEM), que teve o prefeito de Petrolina Julio Lossio, como convidado especial para apresentar as experiências que tem sido colocadas em prática em Petrolina, como exemplo de política pública de educação infantil que tem chamado a atenção de todo o Brasil: o Programa Nova Semente.

Para debater sobre programas e expor modelos que visam melhorar a educação infantil em todo o país, estiveram presentes na audiência: o Deputado Federal Raul Henry (PMDB), membro da Comissão de Educação da Câmara Federal e relator do projeto de lei da responsabilidade educacional; o também Deputado Federal Mendonça Filho (DEM) e o presidente do PMDB em Pernambuco, Dorany Sampaio, além da Secretária de Educação do Recife, Ivone Caetano, de professores, educadores, gestores e comunidade, todos juntos no intuito de discutir soluções para a implantação de unidades de acolhimento às crianças nas idades entre 0 e 5 anos.

A vereadora Priscila Krause iniciou a audiência destacando o convite feito ao prefeito Julio Lossio. “A educação na capital está deficitária e este é um diagnóstico da própria Prefeitura do Recife. Por isso, discutimos experiências que estão dando certo em outra cidade, que é caso de Petrolina. O nosso objetivo é expor os modelos e saber o que é aproveitável em cada um, o que há de melhor neles, de que forma eles podem beneficiar as crianças e as famílias”, destacou.

O Deputado Federal Raul Henry destacou as formas de avançar na educação, o papel do Ministério da Educação (MEC), dos estados e dos municípios e ressaltou ainda sobre o programa desenvolvido em Petrolina. “É muito importante que o Brasil comece a discutir a educação infantil, que durante muitos anos foi renegada no país. A presença do prefeito Julio é importante porque o programa desenvolvido em Petrolina hoje é o melhor do Brasil, oferecendo uma lição de que é possível fazer uma boa educação no período da creche e assegurar que a criança saia das unidades alfabetizadas”, frisou.

O prefeito Julio Lossio expôs dados que comprovam os resultados positivos do programa Nova Semente no primeiro ano de criação. “Atualmente, garantimos o atendimento de 25% das crianças na faixa etária de zero a seis anos. É uma faixa que ainda precisa melhorar, mas está acima do percentual do Recife, que é de 8% das crianças nessa mesma idade”, ressaltou o prefeito, concluindo que o evento foi positivo, porque mostra que a educação infantil no país precisa ainda ser bastante trabalhada para que se possa chegar a resultados de médio e longo prazo.

Atualmente, o Programa Nova Semente já inaugurou 45 creches, e beneficia mais de 2.700 crianças entre 0 e 6 anos, que recebem alimentação e acompanhamento de professores, educadores e recreadores que tem a missão de formar cidadãos que saiam das creches alfabetizados, uma parceria firmada com o Instituto Alfa e Beto, referência no Brasil em educação para crianças, o Petrape e a sociedade civil.

Texto e Foto: Mônica Silvestre

Com Ascom/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog