Prefeito Julio Lossio recepciona o novo bispo da Diocese de Petrolina, Dom Manuel dos Reis de Farias

Muita alegria e emoção foram os sentimentos que preencheram os corações do fieis católicos ao recepcionarem o novo bispo de Petrolina, Dom Manuel dos Reis de Farias, no último sábado, numa extensa programação de ritos e homenagens de boas-vindas. O prefeito Julio Lossio, entre outras autoridades presentes, fez questão de entregar a chave da cidade logo na entrada do município, mais exatamente na Serra da Santa, localizada na BR 428, a 23 km do Centro de Petrolina. Depois, na Missa Solene na Concha Acústica, ao lado da Catedral, o prefeito Lossio fez um belo discurso em homenagem também ao Bispo Emérito e atual Administrador Apostólico, Dom Frei Paulo Cardoso.

Pontual, o novo bispo chegou no município acompanhado de fieis de outras cidades vizinhas como Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, além dos distritos de Cristália e Simpatia. Dom Manuel recebeu sua primeira acolhida ao receber das mãos do prefeito Julio Lossio a chave da cidade. “Lembro aqui de uma certa ocasião na minha ex-paróquia, quando entregaram a chave ao novo padre e alguém depois falou ‘Padre, o senhor tem a chave para abrir a cidade, mas o seu maior esforço será o de abrir os nossos corações’. Abrir os corações não o farei sozinho. Precisamos muito da graça de Deus e este é um gesto muito bonito, simbólico, tenho sentido o poder, não de mandar, mas o de servir em unidade”, declarou o bispo Dom Manuel, visivelmente emocionado.

O prefeito Julio Lossio confessou a sua felicidade e disse estar orgulhoso de viver um momento tão sublime quanto a chegada do novo bispo. “Estou muito orgulhoso de poder, na minha gestão, participar da transição do bispado, um evento que não acontece todo mês, muitas vezes são décadas e décadas. Estamos reunidos com alegria pelo encerramento da caminhada de Dom Paulo que ao longo de 26 anos assumiu nossa diocese e recebemos com entusiasmo Dom Manuel para o início de uma nova caminhada que o senhor possa fazer em Petrolina!”, afirmou. O novo Bispo recebeu, durante a Missa Solene, o governo da Diocese das mãos do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que entregou, simbolicamente, o báculo episcopal (cajado), acompanhado pelo clero e 150 religiosos.

Dom Manuel é o 7º bispo na história diocesana de Petrolina que contempla oito municípios vizinhos: Orocó, Santa Maria, Lagoa Grande, Dormentes, Santa Cruz, Santa Filomena, Afrânio e Petrolina, que há 26 anos eram governadas pelo atual Administrador Apostólico, Dom Frei Paulo Cardoso da Silva, que teve seu trabalho religioso direcionado ao lema: “Evangelizar os pobres”, pautando-se numa linha missionária e vocacional.

Texto: Jaquelyne Costa
Foto: Gilson Pereira

Com Ascom/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog