Prefeitura de Juazeiro apresenta o Plano Municipal de Saneamento

Na noite desta segunda-feira (12), aconteceu audiência pública na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ com o objetivo de apresentar e discutir as propostas do Plano Municipal de Saneamento referente aos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em atendimento ao art. 19, § 5°, da lei federal n° 11.445/07 que estabelece diretrizes para o saneamento básico. A sessão contou com as presenças de representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, secretários municipais, empresários locais, e o presidente da Câmera Municipal, Nilson Alves.

O palestrante especialista em saneamento básico, André Castro, iniciou sua apresentação ressaltando a importância dos serviços de saneamento na determinação cotidiana da qualidade de vida do ser humano, como também destacou o grande passo que o município de Juazeiro está dando se planejando para daqui a 30 anos. “Essa é uma primeira versão do Plano Municipal. O desafio é antecipar e criar o planejamento, com isso, estamos iniciando as primeiras discussões”, disse. Castro ainda apontou as vantagens que o Plano de saneamento traz como: na área econômica, pois vai fomentar o desenvolvimento econômico e consequentemente emprego e renda; na saúde vai garantir a universalização e a prestação de serviços adequados a longo prazo de forma sustentável; e no ambiental reduz a poluição no meio ambiente, dentre outros fatores”, observou o palestrante.

“É um momento histórico ver Juazeiro se planejando para daqui a 30 anos. Com essa nova visão que devemos ter de sustentabilidade, meio ambiente e qualidade de vida; é imprescindível água, esgoto e resíduos sólidos para a cidade. E quando a Lei obriga os municípios a discutirem através de audiência pública, a participação civil organizada é de grande relevância, para que a cidade planeje seu crescimento e não haja inchaço. Parabenizo a iniciativa da prefeitura, pouco a pouco Juazeiro dá uma guinada no seu futuro, para que nossos descendentes tenham um município melhor”, declarou o presidente da Câmera Municipal, Nilson Alves. Ele ainda ressalta que fica muito feliz em poder participar desta discussão.

Representando o prefeito Isaac Carvalho

, o secretário de relações institucionais, Fernando Dantas disse ser fundamental discutir este Plano Municipal. “O Plano está sendo projetado para daqui a 30 anos e a sociedade de Juazeiro tem interesse em discutir e propor sugestões para ajudar no crescimento do município. Devemos construir uma cidade planejada, organizada, para que qualquer gestor que venha administrar o SAAE daqui a 30 anos tenha um projeto em mãos. É necessário que se faça esse planejamento para que a cidade não cresça de forma desordenada”, falou o secretário.

Desde 25 de agosto, as propostas do Plano Municipal de Saneamento e os estudos que as fundamentaram estão disponibilizados para consulta pública no site da Prefeitura Municipal de Juazeiro – www.Juazeiro.ba.gov.br. A consulta terá duração até o dia 26 de setembro de 2011, data limite para recebimento de sugestões e comentários.

As sugestões e comentários relativos aos documentos submetidos a consulta pública poderão ser enviados ao município, através do e-mail:pms@juazeiro.ba.gov.br, disponibilizado exclusivamente para tal finalidade.

Com Ascom/SAAE/PMJ

 



Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog