Prefeitura de Sobradinho realizou a VI Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou quinta- feira (18) e sexta-feira (19), a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. O encontro reuniu na Câmara Municipal de Vereadores e no auditório do Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães, representantes da sociedade civil organizada do município para debater sobre diversos temas que visam o desenvolvimento das ações de assistência social.

A Conferência de Assistência Social do Município de Sobradinho este ano foi voltada para o tema “A Gestão e o Financiamento do SUAS” que será o tema da IX Conferência Nacional de Assistência Social. Nesse sentido, as palestras apresentadas no município fizeram abordagens sobre o processo de implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – que está em processo de consolidação para nortear as ações de assistência social. Um dos palestrantes que abordou o tema foi a Pró-Reitora da Assistência Estudantil da Univasf, Isabel Cristina Sampaio.

A Secretária Fernanda de Cássia Berti, destacou as ações de assistência social que são desenvolvidas através do Centro de Referência em Assistência Social, Centro de Referencia Especializado de Assistência Social e das entidades civis, que promovem ações de desenvolvimento humano para crianças, jovens adultos e para a terceira idade tanto na zona urbana, assim como na área rural.

“Envolvemos todos os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade nos nossos programas que estão voltados para a promoção da cidadania através do lazer, do esporte e de atividades educativas e culturais. Esse é o momento para que cada cidadão possa dizer o que precisa melhorar para que os governos municipal, estadual e federal possam desenvolver suas ações de assistência social”, disse a secretária.

Educadores, coordenadores dos programas sociais, representantes das instituições religiosas e de outras entidades, idosos envolvidos nas atividades sociais e um grupo de jovens que participam das atividades do Cebec tiveram a oportunidade de dá sugestões e apresentar suas propostas.

Na parte da tarde os participantes da Conferência formularam as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual e definiram os delegados que vão representar o município na capital do estado.

Com o tema “Reestruturação da Assistência Social, Gestão Financiamento na efetivação do Sistema único de Assistência Social  – Suas 08 Anos de Conquista” o evento tinha como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social, na perspectiva de valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas e benefícios da Assistência Social. Representando o prefeito, Luiz Vicente, o Chefe de Gabinete, Cícero Alves, participou da Conferência, destacando a declaração Universal dos Direitos Humanos, ao instituir que todo ser humano tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos. “E as Conferências realizadas a cada dois anos, são de fundamental importância para efetivação das políticas públicas de assistência social em nosso município”, destacou Cicero Alves.

A conferência foi voltada para as entidades de Assistência Social, trabalhadores, gestores, beneficiários do programa Bolsa Família, idosos, pessoas com deficiências e cidadãos que tenham interesse de discutir a política de assistência social do município.

Lidiane Cavalcante
Ascom Sobradinho

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog