Prefeitura de SP começa a instalar drenos no Cingapura

Técnicos da Prefeitura de São Paulo iniciaram na manhã desta terça-feira o processo de instalação de 20 drenos de gás no conjunto habitacional Cingapura da avenida Zaki Narchi, zona norte de São Paulo.

Prefeitura de SP recorre para derrubar interdição do Cingapura
Moradores protestam contra remoção após decisão da Justiça
Não há risco iminente de explosão em Cingapura, diz Cetesb

Na sexta-feira (8), a Justiça determinou a interdição do local, devido ao risco de explosão por conta da presença de gás metano no subsolo. A prefeitura entrou com recurso na segunda (10), e uma audiência deve decidir hoje sobre a possível retirada dos moradores do conjunto habitacional.

Equipes estão no local para realizar avaliações e perfurar os locais onde serão instalados os drenos para a retirada do gás do solo. O processo é supervisionado pela Cetesb (agência ambiental do Estado).

De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, desde a última sexta são realizadas medições diárias no conjunto habitacional.

Em nota, a Cetesb informou que, após uma vistoria, não foi detectada a presença de metano na segunda (10) na creche Nair Salvado, que fica no Cingapura. Segundo a agência, não há risco iminente de explosão.

REUNIÃO

Uma audiência deve decidir hoje sobre a possível retirada dos moradores do conjunto habitacional Cingapura. A reunião, que começa às 14h30, deve ter a presença de técnicos da Cetesb (órgão ambiental paulista), representantes do Ministério Público e da prefeitura.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 300 pessoas participam de uma manifestação na noite de segunda-feira (10) e bloqueiam parte da avenida Zaki Narchi, com lixo e fogo. No início do protesto, algumas pessoas jogaram pedras em ônibus, segundo a polícia.

O conjunto fica perto do shopping Center Norte, que foi fechado pela prefeitura pelos mesmos motivos, mas reabriu após a instalação de 11 drenos de gás.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog