Premiê do regime de Gaddafi anuncia apoio à “revolução líbia”

O último primeiro-ministro do regime de Muammar Gaddafi, Mahmoud Baghdadi, anunciou nesta quinta-feira seu apoio à “revolução líbia” e pediu que cesse o derramamento de sangue, em declarações ao canal de televisão “Al Arabiya”.

“Anuncio meu respaldo à revolução líbia. Cumprirei com os direitos do povo líbio pelo bem-estar da Líbia. Desejo o fim do derramamento de sangue e uma reconciliação imediata”, disse Baghdadi, que no dia 22 de agosto fugiu à ilha tunisiana de Jerba.

Nesta quinta-feira, o ditador líbio divulgou uma mensagem de áudio e voltou a pedir a seus partidários que continuem resistindo ao avanço dos rebeldes oposicionistas, que já controlam a maior parte da Líbia.

“Existem divergências entre a Aliança da Agressão [Otan] e seus agentes [os rebeldes]”, disse. “Vamos lutar em todas as ruas, em todas as vilas, em todas as cidades. Isso vai acabar um dia e vamos sair vitoriosos. Eles não têm força para continuar lutando”.

PRAZO PARA RENDIÇÃO

O CNT (Conselho Nacional de Transição) estendeu em uma semana o prazo de rendição da cidade de Sirte, o último bastião de apoio ao ditador Muammar Gaddafi, afirmou o porta-voz do CNT nesta quinta-feira,

O prazo anterior era sábado, dia 3 de setembro. Os rebeldes afirmam que irão atacar a cidade se os gaddafistas não se renderem.

Sirte, terra natal do ditador, está entre as últimas cidades resistentes aos rebeldes. A cidade recebe ataques aéreos da Otan, aliança militar do Ocidente.

Jalil havia pedido à Otan que não abandonasse a campanha militar em prol dos rebeldes, já que, segundo ele, Gaddafi continua sendo uma ameaça.

Em entrevista à rede catarina Al Jazeera, Jalil admitiu que os rebeldes não têm nem ideia do paradeiro de Gaddafi. “Se soubéssemos onde Gaddafi está agora, nossos revolucionários estariam a caminho para capturá-lo. Não temos informação de que Muammar Gaddafi esteja na Líbia ou em qualquer outro lugar.”

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog