Premiê japonês anuncia novo governo

187f8b0b9a4d0026427357155a91ffda.jpg

Yoshihiko Noda é o sexto primeiro-ministro do Japão em apenas cinco anos
Foto: acervo

O novo primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, anunciou nesta sexta-feira (2) a composição de seu governo, que terá a missão de prosseguir com a reconstrução do país após o tsunami de 11 de março passado.

O governo, o sexto do Japão em cinco anos, tem nas Finanças e nas Relações Exteriores dois legisladores com menos de 50 anos, considerados jovens na política japonesa para ocupar estes cargos.

Noda entregou a pasta das Finanças a Jun Azumi, 49 anos, um parlamentar originário da prefeitura de Miyagi, devastada pelo tsunami.

Azumi sucede nas Finanças o próprio Noda, defensor do rigor orçamentário e de uma reforma fiscal destinada a financiar a reconstrução do país e reduzir o peso da dívida, que já supera 200% do PIB.

Koichiro Gemba, 47 anos, foi chamado para dirigir a diplomacia japonesa, testada no final do ano passado pelas questões territoriais com China e Rússia.

Gemba foi ministro de Estratégia Nacional no gabinete anterior.

A pasta da Defesa ficou com Yasuo Ichikawa, um senador de 69 anos, e o ministério da Economia, Comércio e Indústria coube a Yoshio Hachiro, 63 anos.

Hachiro, da esquerda do Partido Democrata do Japão (PDJ), terá a tarefa de pilotar a recuperação de uma economia em recessão e de enfrentar os novos desafios da política energética do país, privado atualmente de 80% de sua geração nuclear.

O premier precedente, Naoto Kan, anunciou sua demissão na semana passada, em meio a fortes críticas por sua gestão após o tsunami, que deixou mais de 20 mil mortos ou desaparecidos e uma crise nuclear na central de Fukushima Daiichi.

Fonte: AFP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog