Reeleição de Cristina Kirchner sinaliza um novo peronismo

A Argentina acaba de reeleger, de maneira contundente, com quase 54% dos votos, a presidente peronista Cristina Kirchner.

Buenos Aires perde status de metrópole com preços baixos
“Falo sobre perdedores”, diz pai do tango maldito
Comer e beber ainda são atrativos portenhos

A viúva de Néstor Kirchner (1950-2010) realizou uma primeira gestão controversa. Escândalos de corrupção, ataques à imprensa e falta de transparência são alguns dos aspectos negativos apontados por seus críticos.

Por outro lado, é fato que a Argentina, sob os Kirchner, ergueu-se economicamente do golpe que levou em 2001, com a crise que causou a queda de um presidente e a desvalorização do peso.

A economia do país cresceu nos últimos anos, devido, principalmente, à demanda do Brasil por produtos industrializados e por conta da alta do preço da soja. Isso fez com que o poder de compra dos argentinos crescesse. E que o mercado de trabalho se estabilizasse. Pelo resultado das urnas, vemos que esses fatores foram essenciais para que as pessoas escolhessem Cristina novamente.

Juan Mabromata/France Presse
Diante de escultura com os contornos de Evita Perón, Cristina Kirchner discursa em evento empresarial
Diante de escultura com os contornos de Evita Perón, Cristina Kirchner discursa em evento empresarial

O turista que vier a Buenos Aires agora verá um comércio aquecido e um consumo revigorado. Porém, para os brasileiros, não está mais tão barato vir para cá fazer compras. A inflação alta (25%, segundo estimativas) não estimula extravagâncias como se fazia há pouco tempo.

Ainda assim, trata-se de uma cidade mais barata do que São Paulo e, escolhendo bem, é possível se divertir gastando pouco. A dica é evitar lugares muito turísticos, que tendem a ser mais caros, e aproveitar para fazer um tour a bairros menos centrais.

Arte/Folha

Santelmo, por exemplo, reúne boas opções de restaurantes, como o La Brigada (00/xx/54/11/4361-5557), onde se come uma boa parrilla a preços convidativos. Ali perto, próximo ao parque Lezama, onde Buenos Aires teria sido fundada, está o Centro CulturalTorcuato Tasso, espaço pequeno e muito charmoso, onde se escuta boa música e come-se bem. Antes de entrar para assistir a um show, vale tomar um café no mítico bar Británico, localizado na esquina das ruas Brasil e Defensa.

Em Almagro, está um dos melhores espaços de tango da cidade, o La Catedral, que oferece aulas e bailes e é mais barato do que os salões criados para atrair turistas.
A época do ano, que corresponde ao começo da primavera, é ainda um convite para passear pelo parque Tres de Febrero, também conhecido como bosques de Palermo. Um programa animado, ensolarado e… grátis.


Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog