Revezamento da tocha olímpica terá britânicos de 11 a 100 anos


Londres 2012
Londres revelou nesta segunda-feira o percurso que a tocha olímpica fará pelo Reino Unido antes dos Jogos que começam em 27 de julho.

O Comitê Organizador também anunciou a lista de cidadãos “com vidas inspiradoras” que se revezarão no trajeto durante mais de dois meses.

Luke MacGregor/Reuters
A mais velha portadora da tocha, Dinah Gould, que terá 100 anos quando carregar o fogo, e o mais jovem, Dominic John MacGowan, 11, posam para fotos
A mais velha portadora da tocha, Dinah Gould, que terá 100 anos quando carregar o fogo olímpico, e o mais jovem, Dominic John MacGowan, 11, posam para fotos

A tocha saíra em em 19 de maio de Land’s End, o ponto mais ocidental do Reino Unido, e percorrerá 12.800 km até chegar ao Estádio Olímpico no dia da cerimônia de abertura.

No caminho, 115 pessoas carregarão a tocha a cada dia, e a maior parte da distância será feita a pé. Mas em alguns momentos o fogo olímpico será transportado em barco, moto ou a cavalo.

A rota final e os portadores da tocha antes de chegar ao Estádio Olímpico de Londres ainda segue sendo secretos.

Os selecionadores para serem portadores do fogo olímpico foram escolhidos por terem histórias diferentes de superação.

Dave Jackson, 61, foi um dos selecionados por haver trabalhado como guarda-costas voluntário por quatro décadas; Rosy Ryan, 17, por seu compromisso como treinadora de uma equipe de futebol feminino; Adam Chojnacki, 32, por ter se dedicado durante 12 meses a cuidar de sua parceira, diagnosticada com tumor cerebral.

A mais velha portadora da tocha vai ser Dinah Gould, que terá 100 anos quando carregar o fogo. Já o mais jovem, Dominic John MacGowan, terá 11.

“Esperamos que em todos os lugares as pessoas saiam às ruas para ver a tocha, aplaudir seus portadores e celebrar a chegada dos Jogos Olímpicos ao Reino Unido”, disse o presidente do Comitê Organizador, o ex-atleta Sebastian Coe.

Os organizadores comunicaram a cada um dos 7.300 portadores da tocha qual será o percurso que deverá seguir. A rota estará, sempre, a menos de uma hora de viagem do domicílio de cada um.

Reprodução/Londo1012.com
Reprodução do itinerário da tocha olímpica no Reino Unido
Reprodução do itinerário da tocha olímpica no Reino Unido

DA EFE

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog