Sarkozy lidera com um ponto de vantagem para Hollande, diz pesquisa

O presidente da França e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, continua a crescer nas intenções de voto referentes ao primeiro turno das eleições presidenciais, e segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo jornal “Le Figaro”, está com 28% da preferência, um ponto à frente do socialista François Hollande.

Esta é a primeira vez que o atual chefe de Estado lidera esta pesquisa, uma tendência que segue a constatada na semana passada pelo canal BFM TV, que lhe atribuía 30% das intenções de voto, contra 28% de Hollande.

Segundo essa última pesquisa, que é realizada periodicamente desde novembro, Sarkozy também obteria seu melhor resultado no segundo turno, com 46% dos votos, diminuindo sua distância para o socialista, que cairia um ponto, para 54%.

Eric Feferberg/France Presse
Sarkozy, em evento de campanha em Nantes, no oeste da França; presidente lidera disputa presidencial
Sarkozy, em evento de campanha em Nantes, no oeste da França; presidente lidera disputa presidencial

Já os candidatos da extrema direita e a extrema esquerda, Marine Le Pen e Jean-Luc Mélenchon, continuam igualmente melhorando suas posições no primeiro turno, ganhando um ponto percentual cada.

Realizada ontem e hoje com 1.148 pessoas, a pesquisa indica que 17% dos eleitores dariam seu voto ao líder da Frente Nacional, enquanto Mélenchon receberia 11%.

Os autores da consulta informaram ter constatado “um aumento do interesse dos franceses pela questão da segurança” desde os assassinatos cometidos em Toulouse, e que a imagem de Sarkozy saiu “nitidamente” reforçada após o episódio, apesar de Hollande seguir na liderança das intenções para o segundo turno.

A gestão da tragédia por parte do atual presidente fez com que ele melhorasse concretamente sua imagem no que diz respeito à luta contra o terrorismo, um dos principais eixos de sua política.

DA EFE, EM PARIS

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog