SEADRUMA realiza ação ambiental na escola Joca de Souza Oliveira

A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) através de técnicos da área ambiental realizaram nesta terça-feira (25), no Colégio Municipal Joca de Souza Oliveira, palestra sobre preservação ambiental e o plantio de uma horta vertical orgânica que será cultivada pelos alunos e utilizada como um aditivo na merenda escolar.

A dinâmica faz parte das ações educacionais de meio ambiente realizadas constantemente pela equipe da SEADRUMA visa promover o debate e levar os estudantes a uma reflexão sobre a sustentabilidade ambiental, os recursos naturais renováveis e não renováveis; e a necessidade da reciclagem. “E para que não fique só na reflexão é importante à realização do projeto concreto assumido pelos alunos, que é a horta suspensa feita com garrafas pets, que além de oferecer um aditivo na merenda escolar, será uma forma deles estarem praticando a subsistência”, destacou a bióloga e técnica ambiental da Secretaria, Claudia Feitosa.

Na ocasião foi apresentado aos alunos, vídeos animados sobre situações adversas do ambiente, dando destaque a problemas que devem ser superados a exemplo da poluição gerada pelo homem, desmatamento, e o uso inadequado dos recursos naturais não renováveis como a água. “Essa foi uma forma de transmitir para os estudantes a real situação em que vivemos para que eles possam através desse conhecimento dar continuidade na escola e em suas residências. Pretendemos ampliar essa dinâmica para outras escolas municipais”, informou Claúdia.


A professora Iris Santos explicou que o colégio está desenvolvendo um projeto intitulado “Amigos do Planeta em Ação” que estabelece eixos de trabalhos e engloba o uso dos recursos naturais, resíduos, serviços municipais e processos educacionais. “Desde o início de outubro até o final de dezembro pretendemos com a participação de várias instituições, proporcionar para os estudantes a ampliação dos conhecimentos referentes à conservação, preservação e proteção ao meio ambiente, bem como disseminar atitudes de sustentabilidade, adotando posturas na escola, em casa e na comunidade que estimulem os alunos a interações construtivas e ambientalmente sustentáveis. Fizemos o convite a Seadruma que de prontidão aceitou”, declarou.

Após a mostra de vídeos os alunos plantaram as primeiras mudas da horta vertical, e firmaram um compromisso de cuidar periodicamente, com o auxilio dos professores, das hortaliças. “A participação dos alunos é fundamental, pois eles se sentem responsáveis pela manutenção e isso desperta um senso de responsabilidade e de cuidado com o meio ambiente muito importante para a formação deles”, concluiu Iris.

Com Ascom/Seadruma/PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog