Secretaria da Saúde adquire novo ônibus para o TFD

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), fez a aquisição de um novo ônibus para atender melhor e com conforto os pacientes e acompanhantes que fazem o Tratamento Fora Domicílio (TFD). Os usuários do serviço têm a disposição, atualmente, dois carros utilizados para deslocamento em Salvador, dois ônibus para deslocamento Juazeiro-capital e três ambulâncias, além dos veículos extras para atender os casos de urgências. Em 2009, os pacientes foram beneficiados também com a entrega da nova casa com estrutura adequada para alojamento, no bairro Rio Vermelho, na capital baiana.
O novo ônibus agradou a paciente Irismar Lopes da Silva, 35 anos, moradora do bairro Coréia, que há dois anos faz tratamento no TFD. “Tá é chique. Bonitão. Esse é que é o prefeito”, falou sorrindo e completa dizendo que está satisfeita com o serviço. “A Casa de Apoio em Salvador é muito boa e agora com este novo ônibus só tenho a agradecer porque vamos viajar com mais conforto e mais espaço. Só assim meus pés não vão inchar, porque a viagem é longa e o outro era desconfortável”, disse.

O auxiliar administrativo Luiz Roberto Oliveira Gonçalves, 47 anos, também elogia o serviço. “Desde 2010 que faço tratamento e não tenho do que reclamar. Sou bem atendido em todos os sentidos, desde a viagem, a estada ao hospital. Agora com este ônibus melhor e mais espaçoso, minha coluna e minhas pernas agradecem”, falou satisfeito.

“A Casa de Apoio é muito boa e agora com este novo ônibus só tenho a agradecer”, disse Irismar.
“Sou bem atendido em todos os sentidos, desde a viagem, a estada ao hospital”, diz Roberto.

Na opinião da paciente Josefa de Jesus Santos é notória a diferença do TFD hoje. “Não posso deixar de comparar. Antes ficávamos numa pousada com muita gente de vários lugares, agora estamos convivendo somente com pessoas daqui, numa casa especial, onde todos nos tratam bem e com respeito, pois somos seres humanos. Melhorou muito. É fato”, enfatizou.

O secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, afirma que a atual gestão continuará empenhada em melhorar a estrutura dos serviços da saúde em Juazeiro. “O governo manterá esta sensibilidade humana com as questões da saúde, principalmente com as pessoas que precisam realizar tratamento digno distante de casa. O nosso objetivo é

“Antes ficávamos numa pousada com gente de vários lugares, agora convivemos somente com pessoas daqui”, diz Josefa.

proporcionar uma atenção mais humanizada, diferenciada, confortável e segura aos pacientes. Continuaremos treinando os funcionários, reformando unidades de saúde para que os atendimentos fiquem melhores”, explicou.

No inicio deste mês, os serviços de Saúde em Juazeiro receberam boa avaliação do Ministério da Saúde. A pontuação colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, Recife e Petrolina.  

Fonte: Por Vânia Castro/Sesau

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog