Secretaria da Saúde de Juazeiro inicia Campanha de Vacinação Antirrábica no próximo sábado

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) inicia no próximo sábado (22) a Campanha de Vacinação Antirrábica (que previne a doença da raiva nos animais domésticos). Todos os cães e gatos a partir de um mês de idade deverão ser vacinados. Segundo informações do veterinário do município, Luiz Lucionildo Cavalcante, a vacina é indiscriminada e é anual, portanto, os animais que já tomaram ano passado devem receber novamente este ano.

Os agentes de endemias começarão a campanha imunizando cães e gatos das residências da sede do município. A ação vai iniciar pelos bairros: Cajueiro, Jardim Universitário, São Geraldo e Tabuleiro, das 9h às 14h (horário de verão), de 22 a 24/10 e no interior iniciarão pelos projetos: NH IV/ Barra Bonita e NH III, das 9h às 17h (horário de verão), nos dias 22 e 24 de outubro.

A Campanha vai até o dia 23 de novembro e o dia “D” está marcado para o próximo dia 12.

A meta mínina estipulada pelo Ministério da Saúde é de vacinar 80% dos 30 mil animais, destes 25,7 mil são cães e 4,3 mil gatos. O veterinário informa que a vacina não tem contra-indicação. “Quanto mais vacina, mais imune o animal fica. A única forma de prevenir a raiva é se vacinando. Só é necessário extremo cuidado com as fêmeas gestantes, principalmente no último terço da gestação, para evitar abortos”, explicou o veterinário.

A vacina antirrábica pode ser encontrada também no posto fixo, que fica situado na casa de Endemias, na Rua Visconde do Rio Branco, nº. 7A, situada próxima ao Centro de Saúde III, bairro Centro, das 8h às 13h (horário de verão) e durante a tarde, das 15h às 18h (horário de verão), de segunda a sexta-feira.

Cuidados para prevenir a raiva

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, a raiva é uma doença mortal, tanto para animais como para o homem. O vírus da raiva é transmitido ao homem através da saliva ou baba do animal contaminado, quando morde ou lambe os ferimentos do homem. Alguns sinais da raiva em animais são: agressividade, tristeza, latido diferente do normal ou quando o animal fica de boca aberta e babando. Ao ser mordido ou arranhado, lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure o serviço de saúde para orientações.

CRONOGRAMA DA CAMPANHA ATÉ DIA 31/10:

Zona urbana, das 9h às 14h (horário de verão)

22 a 24/10 – Cajueiro, Jardim Universitário, São Geraldo e Tabuleiro;
25 a 26/10 –  Coréia, Centenário, Maria Gorete e Novo Encontro;
27 a 29/10 – Lomanto Júnior Alto do Cruzeiro e Alto do Alencar.

Zona rural, das 9h às 17h (horário de verão)

22/10 – NH IV/ Barra Bonita;
22 e 24/10 – NH III;
24/10 – NHI e NHII;
25,26 e 27/10 – CAJ;
27 e 29/10 – Itamotinga;
29/10 – Lagoa do Boi;
29 e 31/10 – Pinhões.

Com Ascom/Sesau/PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog