Secretaria de Saúde promove dia dedicado ao idoso em Petrolina

O dia de ontem (19) começou de forma diferenciada para cerca de 50 idosos que passaram pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Através de uma ação realizada pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), foram disponibilizados serviços básicos de saúde, realização de palestras educativas, tendo como temas o câncer de próstata e qualidade de vida, além da entrega de panfletos, abordando a saúde do homem, a importância do exercício físico e o tabagismo como forma de evitar o câncer e outras doenças crônicas.

O evento, organizado pela equipe do Nasf, teve como objetivo celebrar o Dia do Idoso, onde a população acima de 60 anos pode aferir a pressão arterial, fazer teste glicêmico e os profissionais ainda calcularam o Índice de Massa Corporal dos idosos. Entre as palestras, o câncer de próstata foi destacado como sendo uma questão que deve ser levada a sério pelo sexo masculino. “Hoje em dia é comum encontrar homens que não procuraram o médico para realizar o exame, porque ainda há preconceito, mas precisamos fazer essa conscientização e esperamos que cada um saia daqui com a missão de levar as informações adiante, para a comunidade, seus familiares, porque assim a informação chegará a um número ainda maior de pessoas”, ressaltou o farmacêutico Tiago Cavalcanti.

Outro tema abordado foi a qualidade de vida das pessoas na terceira idade. Quem ministrou a palestra foi a educadora física Elka Camargo. “Queremos fazer com que o idoso valorize essa fase da vida, vivendo com qualidade, incentivando uma vida mais ativa, tendo uma alimentação balanceada, saudável e praticando exercícios, o que é muito importante”, avaliou. Para a aposentada Maria do Socorro Soares, de 71 anos, a forma como as informações estão chegando hoje aos idosos faz toda a diferença. “Antigamente não tínhamos a assistência que temos hoje e acho isso muito importante. Só não aprende quem não quer. Eu tenho todo o apoio e vou ter ainda mais porque agora estou sabendo quais são os direitos dos idosos e quando podemos cobrar”, declarou.

A Secretária de Saúde do município, Lúcia Giesta, explicou que várias linhas de cuidado estão sendo incentivadas em Petrolina, com o objetivo de chegar cada vez mais perto da população. “Essa é uma gestão que tem como prioridade cuidar das pessoas e é isso o que estamos fazendo. Temos nos preocupado com as mulheres, com as crianças, no caso da mortalidade infantil, implantando centros educacionais onde oferecemos também assistência na área de saúde. Recentemente, implantamos o Centro de Atenção Psicossocial voltado apenas para crianças e adolescentes, temos a política de atenção a saúde do homem também em desenvolvimento. E como não podia faltar, estamos cuidando dos idosos, o que se torna ainda mais importante uma vez que a expectativa de vida vem aumentando e precisamos estar atentos a isso”, finalizou.

Texto e Foto: Taisa Alencar

Com Ascom/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog