Secretaria de Saúde realizará dia dedicado ao idoso em Petrolina

Com o intuito de despertar os idosos para os cuidados com a saúde, além de enfatizar sobre os seus direitos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá nesta quarta-feira (19), das 8h às 12h, o Dia do Idoso, onde serão disponibilizados uma série de atividades. A mobilização acontecerá na sede da SMS e contará com a participação de cerca de 50 profissionais, que além de levar serviços básicos de saúde para a população acima de 60 anos, realizarão ainda atividades educativas.

Entre os serviços disponibilizados estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), palestras educativas com temas como câncer de próstata, hábitos alimentares saudáveis e qualidade de vida, além de destacar a importância da prática de exercícios físicos. Para a Secretária de Saúde do município, Lúcia Giesta, a data serve para refletir sobre como vivem os idosos do pais. “A expectativa do brasileiro vem aumentando nos últimos anos e nós precisamos cuidar dessas pessoas, precisamos traçar medidas que possam garantir os direitos dos idosos, para que a assistência seja prestada de forma correta”, declarou.

Expectativa de vida – De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro aumentou em média três anos entre o período de 1999 e 2009. Segundo o IBGE, a nova expectativa de vida passou para 73,1 anos. No caso das mulheres, a expectativa passou de 73,9 para 77 anos. Já em relação ao sexo masculino, a mudança foi de 66,3% para 69,4 anos. Outra questão destacada no estudo, mostra que a taxa de mortalidade entre as mulheres é menor que a dos homens.

Texto e Foto: Taisa Alencar

Com Ascom/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog