Secretaria Municipal de Saúde divulga resultado do 4ª LIRAa de Petrolina

O quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2013, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) entre os dias 01 e 05 de julho, apontou um índice de infestação predial de 0,6%, considerado de baixo risco pelo Ministério da Saúde para ocorrência de epidemia de dengue.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 0,9% para 0,6%. “Os bons resultados na pesquisa comprovam o comprometimento e a vigilância constante da gestão, através dos Agentes de Combate a Endemias, e da população para que Petrolina não seja uma área de risco para a ocorrência de uma epidemia de dengue”, enfatiza a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta.

De acordo com o gerente de Endemias, Jailson de Araújo, bairros como Terra do Sul, Pedra Linda, Padre Cícero e Santa Luzia, onde foram encontrados os índices de infestação predial mais elevados, contarão com uma atenção especial da SMS.“As regiões mais vulneráveis, diagnosticadas pelo LIRAa, serão trabalhadas de forma mais intensa para reduzir o problema da dengue. Vamos redirecionar e intensificar as medidas de controle para prevenir possíveis casos de dengue no município.”, frisa Araújo.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida através do mosquito Aedes aegypti. Em todo o mundo, existem quatro tipos sorotipos virais: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A ação preventiva mais simples é evitar o surgimento do mosquito, pois não existem vacinas ou medicamentos que combatam o vírus, a medicação é sintomática.

Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Quando for necessário armazenar, que seja em local protegido com tampa para evitar a postura de ovos e aumento dos mosquitos.

Texto: Gabriella Moura

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog