Seleção Brasileira de Tite é a mais jovem desde a Copa do Mundo de 2002

15/05/2018

Com 33 anos, Fernandinho, Thiago Silva e Miranda são os jogadores mais velhos na lista de 23 nomes apresentada por Tite nesta segunda-feira (14). O mais jovem é Gabriel Jesus, com 21 primaveras completadas.

Miranda e Gabriel Jesus são, em um primeiro momento, escolhas mais óbvias para a equipe titular, Fernandinho e Thiago Silva ao menos brigam com chances reais de entrarem entre os onze escolhidos pelo treinador. Ou seja: a diferença na idade não será um peso para o grupo atual.

Afinal de contas, experiência é o que sobra. Mesmo com Gabriel Jesus, que foi protagonista do Palmeiras em título brasileiro e aparece como um dos grandes destaques de um Manchester City que fez história na Inglaterra.

Na conta da média de idade, o grupo escolhido para o Mundial da Rússia [28.1 anos] é o mais jovem desde a conquista do Penta em 2002. Mas a verdade é que está a detalhes dos 28.2 da Seleção de 2014 e mais próxima dos times de 2010 [29.3] e 2006 [28.3]. Para as análises mais superficiais, o debate é para quem enxergar o ‘copo metade mais vazio, ou mais cheio’.

O ponto positivo é ver, ainda que em detalhes, um rejuvenescimento marcado por atletas que, desde o mais jovem até os mais experientes, sabem lidar com pressão. Se dizem que o auge de um jogador de futebol está na faixa entre os seus 24 e 29 anos, a Seleção Brasileira aparece na média certa que permite sonhar. Mas não pela quantidade de vezes que escutaram um ‘parabéns pra você’, mas sim pelo senso de grupo e habilidade com a bola nos pés.

Goleiros
Alisson (Roma)
Ederson (Manchester City)
Cássio (Corinthians)

Laterais
Danilo (Manchester City)
Fagner (Corinthians)
Marcelo (Real Madrid)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Zagueiros
Miranda (Internazionale)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)
Geromel (Grêmio)

Meias
Fred (Shakhtar Donetsk)
Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Coutinho (Barcelona)
Willian (Chelsea)

Atacantes
Neymar (PSG)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Firmino (Liverpool)
Douglas Costa (Juventus)
Taison (Shakhtar Donetsk)

Fonte: GOAL

Comentários

Parceiros do Blog