Serra Talhada vai retomar a cultura do algodão

00Projeto-Aroreira-300x225

O município de Serra Talhada está se preparando para reaquecer sua economia com a cultura do algodão, prejudicada pela praga do bicudo em meados dos 1980. A Secretaria Municipal de Agricultura está apoiando a retomada da cultura algodoeira através de um projeto ousado, que tem o objetivo de colocar Serra Talhada no topo do ranking de maior produtor de algodão de Pernambuco. Milhares de botões de algodão já estão se desenvolvendo no distrito de Santa Rita, na zona rural do município. É o início do Projeto Aroeira, lançado há cerca de um mês pela prefeitura.

Serra Talhada já chegou a figurar como um dos maiores produtores de algodão aroeira de Pernambuco entre os anos 50 e 80, mas, a partir dos anos 1980 a praga do bicudo devastou boa parte das plantações de algodão do Nordeste. O secretário de Agricultura de Serra Talhada e agricultor, José Pereira, foi um dos atingidos pela praga e resolveu lançar o projeto acreditando na potencialidade da região para a cultura.

Na Fazenda Três Passagens, em Santa Rita, mais de 30 quilos de sementes estão florando. O lugar tem solo apropriado e foi onde os agricultores demonstraram interesse em contribuir com a iniciativa. A secretaria objetiva distribuir sementes de algodão para cerca de 200 famílias da localidade. A expectativa é que até o início do próximo ano sejam produzidas até duas toneladas de algodão para ser dividida entre os produtores rurais serra-talhadenses, que vão receber assistência técnica do governo para o cultivo e escoamento.

O Projeto Aroeira tem parceria com os agricultores de Santa Rita, que disponibilizaram parte de suas terras para que a prefeitura realizasse os primeiros plantios. “Nesse acordo, o governo terá a responsabilidade de descaroçar todo o algodão que florescer e de fornecer assistência ao dono da propriedade para manutenção do plantio. Sendo que a planta ficará para o agricultor”, explicou o secretário de Agricultura. (Fonte: Blog Alvinho Patriota)

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog