Tradição e Fé marcaram a 11ª Missa do Vaqueiro em Sobradinho

DSC07663

DSC07662

DSC07677

A tradicional Missa do Vaqueiro reuniu na manhã deste domingo (07), uma multidão vinda de várias partes da cidade, e até de outras regiões. O encontro dos vaqueiros aconteceu na Vila Santana, quando eles participaram do tradicional café da manhã, com comidas à base de milho, frutas, rapadura, carne de bode, entre outras, para em seguida sair em cavalgada pelas avenidas da cidade.

A Missa do Vaqueiro é um evento religioso, tradicional na cultura popular de Sobradinho. Esta celebração foi idealizada pelo ex-prefeito Luiz Berti, em 1997, homenageando os amigos vaqueiros que já se foram. Celebrada sempre no mês de julho, ao ar livre. É neste dia que se reúnem vaqueiros de vários lugares e se confraternizam diante da fé cristã. O objetivo principal da Missa do Vaqueiro é mostrar, através da figura do vaqueiro, a dedicação e a fé do homem sertanejo, valorizando a cultura popular e o rico artesanato nordestino.

Durante as homenagens, prefeito Luiz Vicente participou do evento, saindo em cavalgada pela cidade com peças de indumentária de couro, arreios, e instrumentos usados no pastoreio do gado. O prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, os deputados Adolfo Viana e Roberto Carlos, também participaram deste momento de tradição e fé. Durante o cortejo os vaqueiros improvisaram versos de aboio. Chegaram montados nos seus cavalos, vestidos de gibão, botas, coletes e chapéu de couro, trazendo no semblante a bravura do homem sertanejo.

Para o prefeito Luiz Vicente, A ideologia cristã da missa é um ato de fé do homem sertanejo, que apesar de ser um povo sofrido, não perde jamais a esperança de dias melhores. “Esta é uma homenagem feita a todos vaqueiros sobradinhenses corajosos que desafiam a seca, a fome e o perigo do grande Sertão nordestino. É um momento de apresentar sua importância para todos disse o prefeito.

Após a missa, o público presente pode saborear o típico almoço nordestino, nas instalações do Cebec, dançando e cantando no Forró da Espora, que foi animado por André Mendes. Durante a noite o show musical continuou, na Praça 07 de Setembro, sob o comando de Gabriel Diniz, Forró da Curtição e Edson e Bruno.

Também presente nas comemorações, o prefeito de Remanso, Dr. Celso, parabenizou a prefeitura de Sobradinho pelo grande evento. “Os participantes demonstraram toda sua fé e devoção, emocionando e levando emoção ao público que prestigiou esse tradicional evento, que com certeza foi o melhor evento já promovido nesta cidade”, finalizou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Luiz Vicente agradeceu a todas as pessoas que participaram direta e indiretamente pela realização desta grandiosa festa. Parabenizando também os vaqueiros. “Nossa luta é muito semelhante com a do vaqueiro, que apesar de passarmos por um momento de dificuldade financeira, em decorrência dos débitos que recebemos o município, não desanimamos diante de tais dificuldades. Estamos reestruturando as estradas da cidade, vamos reabrir o hospital municipal para atender a todos, inclusive as mulheres e homens do campo”, disse Luiz Vicente anunciando a recente aquisição de dois tratores e uma máquina retroescavadeira, para beneficiar as pessoas que vivem no campo.

Lidiane Cavalcante
Ascom Sobradinho

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog