TV argentina aponta reeleição da presidente Cristina Kirchner

Centenas se concentravam na histórica Plaza de Mayo (marco zero da cidade) na noite deste sábado na capital Buenos Aires para comemorar a virtual reeleição da presidente argentina Cristina Kirchner, amplamente divulgada pelas estações de TV e rádio, com base em pesquisas de boca-de-urna.

Pela legislação eleitoral argentina, os veículos de comunicação estão proibidos de divulgar sondagens desse tipo até as 21h (20h em Brasília).

Pesquisa boca-de-urna aponta reeleição de presidente argentina

Mas uma cadeia de TV adiantou que os números do escrutínio eleitoral apontavam para “a maior diferença que já registrada na história argentina entre o primeiro [candidato] e o segundo desde 1916”.

O competidor mais próximo de Kirchner era o socialista Hermes Binner, com 14% dos votos, mostrou a pesquisa várias horas antes das urnas fecharem.

Kirchner, conhecida por sua política econômica intervencionista e estilo combativo, precisava de obter 45% dos votos para vencer no primeiro turno. Ela também pode evitar um segundo turno com 40% dos votos se tiver uma vantagem de dez pontos sobre o segundo colocado.

  19.10.201. Daniel Garcia/France Presse  
TV argentina aponta vitória de Cristina Kirchner por diferença histórica frente ao segundo colocado.
TV argentina aponta vitória de Cristina Kirchner por diferença histórica frente ao segundo colocado.

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog