Vai ser bom para descansar a cabeça, diz Murer sobre férias

Campeã mundial indoor e ao ar livre do salto com vara, Fabiana Murer, 30, abriu mão de defender seu título em pista coberta no ano que vem. A brasileira tomou a decisão para priorizar a preparação para os Jogos de Londres.

“Vai ser bom para descansar a cabeça”, afirmou Murer, que terça-feira foi premiada com um quilo de ouro por um de seus patrocinadores. “Vou ver todo mundo competindo e vou querer estar lá. Quando voltar, a vontade vai ser maior”, declarou a atleta, de folga depois do ouro inédito no Mundial de Daegu.

Lee Jin-man – 30.ago.2011/Associated Press
Fabiana Murer salta durante o Mundial de Daegu, onde conquistou a medalha de ouro
Fabiana Murer salta durante o Mundial de Daegu, onde conquistou a medalha de ouro

O título indoor foi conquistado em Doha, no ano passado. A temporada em pista coberta começa em dezembro e tem seu ápice em março, com o Mundial da Turquia. Na avaliação da atleta e do técnico Elson Miranda, competir no período a impediria de treinar adequadamente.

A saltadora chegou a perder treinos por estafa durante o período de competições antes do Mundial de Daegu. Seu último compromisso no ano será o Pan de Guadalajara, em outubro, e a meta é repetir o ouro do Rio-2007.

Após a competição, Murer vai tirar um mês de férias e voltará a treinar em dezembro, quando inicia a preparação para a Olimpíada-2012. Miranda calcula que será necessário saltar 4,90 m para chegar ao pódio olímpico. A melhor marca de Murer, igualada na Coreia, é 4,85 m.

“Tenho chances de medalha. Posso fazer 4,90 m”, disse Murer, que teve problemas nos Jogos de Pequim com o sumiço de uma de suas varas. “Vejo os 5 m bem possíveis para ela”, afirmou Miranda.

A única a superar essa altura é Ielena Isinbaieva, que chegou a dividir o técnico Vitali Petrov com a brasileira –a russa queria exclusividade, rompeu com Petrov e está treinando em seu país. “Tenho muita coisa para melhorar”, afirmou Murer. “E isso é bom, pois me dá a expectativa de ir mais alto”.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog