Vasco bate Bahia, passa Corinthians e vira líder do Brasileiro

Contra um estádio lotado, sol das “três da tarde” em Salvador (que neste ano voltou ao Horário de Verão) e importantes desfalques, o Vasco venceu o Bahia por 2 a 0, neste domingo, no estádio de Pituaçu, e assumiu a liderança do Brasileiro, a sete rodadas para o fim do campeonato.

O time carioca estava empatado na tabela com o Corinthians, mas com um triunfo a menos e segurando a segunda colocação. Porém, o concorrente paulista não passou de um empate com o Internacional no estádio Beira-Rio, na capital gaúcha Porto Alegre, por 1 a 1, e agora o Vasco é o primeiro com 57 pontos, contra 55 dos corintianos.

Foi a segunda vitória seguida do Vasco (sétima como visitante), que há uma semana havia derrotado o Atlético-MG em casa, por 2 a 0.

Já o Bahia não perdia desde que levou 1 a 0 do Corinthians, no Pacaembu, há seis rodadas. Continuou na 14ª colocação, dentro do grupo de classificação à Copa Sul-Americana, só que ameaçado de rebaixamento, a seis pontos da zona.

Foi ainda a quinta vez que Pituaçu teve todos os 32.157 ingressos vendidos no Nacional. O detalhe é que em nenhuma delas os donos da casa ganharam o confronto.

Na próxima rodada, o Vasco recebe o São Paulo, domingo, em São Januário, enquanto o Bahia visita o Figueirense, no mesmo dia, no Orlando Scarpelli.

  Marcelo Sadio/Divulgação/vasco.com.br  
Vascaíno Felipe comemora gol no estádio de Pituaçu, em Salvador
Vascaíno Felipe comemora gol no estádio de Pituaçu, em Salvador

O JOGO

Já sem poder contar com o meia Juninho Pernambucano, machucado, e o zagueiro Renato Silva, suspenso, o técnico Cristóvão Borges –revelado na época de jogador no Bahia– ainda teve o desfalque de última hora do centroavante Elton, com uma virose.

Mas, em vez de colocar o colega de posição Alecsandro, o treinador adiantou o meia Diego Souza ao lado de Éder Luís e lançou quatro volantes em campo: Rômulo, Eduardo Costa, Allan e Jumar. O apoiador Felipe ficou improvisado na lateral esquerda.

No outro lado, o técnico Joel Santana surpreendeu ao escalar o atacante Reinaldo na vaga aberta pelo experiente meia Ricardinho, que terminou vetado pelo DM, além de continuar apostando no lateral esquerdo Dodô, que virou dúvida durante a semana devido a uma lesão, apesar da volta de cirurgia do xodó Ávine.

Na armação de jogadas, colocou o atacante Jones, recuado. Não deu certo.

Embora o Bahia tenha feito um início de partida arrasador, com Dodô chutando na rede pelo lado de fora e Fabinho mandando uma bomba na trave do goleiro Fernando Prass, o Vasco foi reequilibrando as ações e, numa bela tabela, aproveitando vacilo da defesa baiana, abriu o placar.

Aos 23min, o veterano Felipe tocou para Diego Souza, a bola bateu no vascaíno, o zagueiro Titi se antecipou errado e o próprio Felipe pegou de volta para finalizar bonito no ângulo do goleiro Marcelo Lomba, em tiro da entrada da área.

O Bahia sentiu o lance e, a partir daí, passou a errar toques no meio de campo, principalmente com Fabinho e Jones.

Já o Vasco, que teve um gol mal anulado aos 16min, ainda teve chance de ampliar, porém Marcelo Lomba salvou os anfitriões.

Os times retornaram do intervalo iguais, contudo o Vasco permaneceu mais consistente e desperdiçou mais duas oportunidades, com Éder Luís e Fágner.

Antes dos 20min, os técnicos começaram a mexer. Joel trocou Jones e Reinaldo por Lulinha e Júnior, ao passo que Cristóvão colocou Bernardo no lugar de Felipe.

O Bahia não conseguia criar nada, batia cabeça, e chegou a sofrer o segundo gol já nos acréscimos, aos 47min, quando Fernando Prass cobrou tiro de meta, houve uma disputa no meio e a bola sobrou para Diego Souza dar um leve toque no cantinho de Lomba.

O Bahia, que até esse jogo se orgulhava de ser o “Rei do Rio”, após não perder para nenhum dos outros cariocas, com três triunfos e quatro empates, conheceu o primeiro tropeço e permanece com o fantasma de rebaixamento assustando.

O Vasco? É o novo líder do Brasileiro-2011.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog