Votação para presidente termina sem incidentes em Timor Leste

Os locais de votação fecharam as portas na tarde deste sábado (17) para a eleição presidencial em Timor Leste.

As seções eleitorais ficaram abertas das 7h (19h de Brasília na sexta-feira) às 15h, e não foram registrados incidentes.

saiba mais

Analistas acreditam que o atual presidente, o  Nobel da Paz José Ramos-Horta, que tenta a reeleição, deve ir ao segundo turno provavelmente contra Francisco Guterres, do partido oposicionista Fretilin, ou o ex-guerrilheiro José Maria de Vasconcelos.

O segundo turno deve ocorrer em meados de abril.

O presidente de Timor Leste, José Ramos-Horta, mostra seu voto neste sábado (17) em Dili (Foto: AFP)O presidente de Timor Leste, José Ramos-Horta, mostra seu voto neste sábado (17) em Dili (Foto: AFP)

A votação é apenas a segunda da jovem democracia de Timor Leste, com dez anos, e a primeira supervisionada pelas forças da ordem locais, que assumiram a responsabilidade pela segurança no ano passado.

Os cerca de mil capacetes azuis ainda presentes em Timor Leste deixarão o país no final deste ano.

Funcionários da comissão eleitoral começam a contar os votos para a eleição presidencial do Timor Leste neste sábado (17) na capital, Dili (Foto: AP)Funcionários da comissão eleitoral começam a contar os votos para a eleição presidencial do Timor Leste neste sábado (17) na capital, Dili (Foto: AP)

No total, 620 mil eleitores estavam registrados para votar em 12 candidatos.

Em junho próximo haverá eleições legislativas para compor o Parlamento.

Fonte: Do G1, com agências internacionais

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog