Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque

200 policiais militares são atendidos no ‘Dia de Saúde do Homem’

No intuito de alertar a população masculina sobre a importância do cuidado com a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realizou, na última sexta-feira (16), em parceria com o 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (5ºBPM/PE), o Dia de Saúde do Homem. Com o tema “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”, o evento, promovido pela Coordenação de Promoção à Saúde e Pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), aconteceu no 5º BPM e teve como objetivo de ampliar o acesso dos homens aos serviços públicos de saúde.
Durante a atividade, iniciada com um café da manhã, 200 policiais militares foram orientados sobre alimentação saudável, diabetes, hipertensão e prática de atividades físicas, contaram com a disponibilização de diversos serviços, como verificação de pressão arterial e do Índice de Massa Corporal (IMC), teste rápido de HIV/AIDS, vacinação e corte de cabelo. Em seguida, os profissionais da SMS, a psicóloga do 5º BPM, Adriana Lira e o professor da Universidade federal do Vale do São Francisco (Univasf), Raul Daniel Espindula, coordenaram ações preventivas contra o câncer de próstata, homofobia, álcool e outras drogas, com participação do Alcoólicos Anônimos (AA).
“Essa atividade é parte integrante da Política Municipal de Saúde do Homem, lançada em 2010. Reconhecemos que existe uma resistência maior dos homens em procurar a atendimento, por isso a Unidade de Saúde está indo ao encontro desses homens”, afirmou o coordenador de promoção à saúde da SMS, Silvoney Junior. A ação vem sendo realizada em grandes espaços de concentração masculina a fim de chamar a atenção desse público para a importância de cuidar do seu bem estar.
A secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, ressaltou que existe uma grande preocupação do município com o altos números da morbimortalidade masculina e para vencer esse desafio é necessário investir em prevenção. “Através de ações como essa, divulgamos o programa Saúde do Homem e suas diversas possibilidades de intervenção, promovendo, de fato a saúde, e também fomentamos uma transformação no modo como os homens cuidam da sua saúde”, avaliou.
Texto: Eneida Trindade  Foto: Arquivo SMS

Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *