Willames Costa

Compromisso com a informação

Petrolina Política Regional

23ª Fenagri reúne centenas de pessoas em sua abertura e pretende movimentar 50 milhões de reais

Com uma programação vasta que oferecerá ao público visitante seminários, rodadas de negócios, minicursos e 190 estandes de vários segmentos do agronegócio da região do Vale do São Francisco, foi realizada ontem (23), pelo prefeito Julio Lossio e o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, a abertura oficial da 23ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho em Petrolina. A solenidade, que reuniu autoridades políticas como o Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho (PSB), entre outros convidados, parceiros do evento e a imprensa local, pretende receber cerca de 60 mil pessoas até o próximo sábado (26).A Fenagri é considerada o maior evento da agricultura irrigada da América Latina e tem por objetivo fortalecer e ampliar as relações do agronegócio em toda a cadeia produtiva do Vale do São Francisco, e divulgá-los para os mercados interno e externo. Neste ano, a ação está ainda maior com o envolvimento de vários segmentos como: caprinovinocultura, turismo, produção de leite e derivados, apicultura, agroindústria de beneficiamento da produção, fruticultura, caprinovinocultura e a vitivinicultura.

O visitante que comparecer na feira disporá de 12.000m² e 190 estandes de vários expositores. Outra inovação é o curso de gastronomia ‘Bistrô Escola’ oferecido pelo Senac que ensina a fazer comidas diversificadas com os produtos da região como peixes, frutas, caprinos e a inserção da agricultura familiar oportunizando o envolvimento do pequeno agricultor. “A Prefeitura de Petrolina está de parabéns por ter dado abertura aos pequenos produtores, que nos permite mostrar nossas potencialidades buscando desenvolver uma melhor condição socioeconômica”, reconheceu o pequeno produtor de frutas, Walter Rocha, que disse ainda ter recebido ontem diversos compradores de São Paulo e Holanda.

Para o coordenador da Feira Nacional da Agricultura Irrigada e vice-prefeito do município, Domingos Sávio Guimarães, o sucesso do evento se dá pela transformação da região do Vale do São Francisco, graças à ciência e à tecnologia. “O prefeito me fez a recomendação de fazermos uma grande feira voltada para enaltecer o potencial da agricultura irrigada, e esse pedido foi muito bem feito, porque hoje estamos dispondo de uma grande estrutura que pretendemos movimentar 50 milhões de reais e oportunizar ao pequeno agricultor e à agricultura familiar uma participação ativa”, ressaltou.

“A Fenagri é uma consolidação do que na prática aconteceu na irrigação. Hoje, Petrolina recebe o Brasil inteiro e também visitantes do exterior e mostra seu potencial agrícola e de irrigação com uma expectativa de uma safra recorde, já que devido a falta de chuva paradoxalmente, teremos uma grande produtividade de frutas. E isso nos faz crer que Petrolina está a cada dia avançando com mais grandeza e riqueza”, expõem o prefeito Julio Lossio que, na ocasião de abertura, reforçou o pedido de investimentos para a irrigação e a finalização do Canal do Sertão às autoridades políticas presentes.

A Feira Nacional da Agricultura Irrigada acontece anualmente alternando entre Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Este ano a feira é realizada pela Prefeitura de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e pela Câmara de Fruticultura de Petrolina. O evento é patrocinado pelo Sebrae, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Banco do Nordeste e Petrobras, e conta ainda com a parceria do Senai, Senac e da Embrapa Semiárido. O evento segue até o próximo sábado (26) e a programação completa pode ser conferida no site: http://fenagri2012.com.

Texto: Élida Maria
Foto: Marcizo Ventura

Fonte: Da Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *