De acordo com o presidente da associação de moradores do bairro Jardim Amazonas, Manuel Neris, grande parte das famílias que residem no local trabalham e não tinham onde deixar as crianças, realidade que será diferente a partir de agora. “Esse programa caiu do céu, porque percebemos que o prefeito teve visão desde a criação do Nova Semente. Muitas mães trabalham no comércio ou nos projetos irrigados e pagavam caro para alguém cuidar de seus filhos”, comentou. Já para uma das sementeiras e mãe que deixará seus filhos na unidade “Vovó Graça”, Micheli Cristina da Silva, o programa é fundamental para educação no município. “Fico feliz porque as 60 crianças que ficarão aqui receberão carinho, cuidados, atenção, alimentação e educação de qualidade”, ressaltou.
Emocionada e feliz com a concretização e a inauguração da creche, a gestora da unidade, Jonelma Carvalho, relatou as dificuldades e a confiança que existiu até a inauguração. “Eu não tenho palavras para falar da emoção que estou sentindo hoje. Os desafios foram muito grandes, mas eu sonhei, eu lutei e eu acreditei no Nova Semente e no potencial de toda a equipe para chegarmos aqui. Iremos formar a base dessas crianças, para que esses pequeninos se tornem homens atuantes na sociedade. Para mim, a iniciativa do prefeito foi de muita coragem, foi a grande explosão do momento, porque o programa acolhe e oportuniza às crianças o descobrimento de que o mundo é real e é possível chegar onde todos querem”, destacou emocionada a gestora.
“Nós vivemos um momento muito bom. Temos o maior programa habitacional da história de Petrolina, cobrimos o maior número de feiras livres, estamos hoje com maior programa de educação infantil do Brasil. Sabemos que não é fácil reunir e mobilizar a comunidade, mas estamos felizes porque o Nova Semente conseguiu mobilizar a cidade inteira e isso mostra o quanto o trabalho é sério e focado na qualidade da educação infantil no nosso município”, salientou o prefeito Julio Lossio.
A creche “Vovó Graça” possui 04 salas, distribuídas em: Maternal I e II, pré-escolar e berçário, além de banheiros, sala para TV, cozinha, refeitório, dispensa, escovódromo e espaço recreativo.
Texto: Élida Maria
Foto: Gilson Pereira
Com Ascom/PMP