Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

A 288 votos de indicação, Romney disputa cem delegados nesta terça

A disputa dos cerca de cem delegados nas primárias republicanas desta terça-feira (8) em Indiana, Carolina do Norte e West Virginia aponta que os líderes do partido estão começando a apoiar de fato a indicação de Mitt Romney à disputa presidencial, porém ainda sem muito alarde.

Com as saídas de Rick Santorum e Newt Gingrich da corrida republicana, o ex-governador de Massachussetts precisa ainda de 288 delegados para atingir o mínimo necessário para a indicação.

Romney discursa na segunda-feira (7) em evento de campanha na cidade de Euclid, Ohio (Foto: Jae C. Hong/AP)Romney discursa na segunda-feira (7) em evento de campanha na cidade de Euclid, Ohio (Foto: Jae C. Hong/AP)

Caso domine as votações nos três estados, ele pode chegar mais perto da marca, mas a expectativa é de que ele só a alcance em 29 de maio, com a primária do Texas. A não ser que ele consiga convencer delegados de Santorum e Gingrich a lhe ceder apoio.

Arte eleições EUA - delegados 07/05 v2 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Apesar de os dois desistentes terem manifestado apoio a Romney por uma vitória contra Obama em novembro, nenhum deles liberou seus delegados para votarem em Romney até o momento. Em entrevistas à mídia americana, muitos desses delegados se mostraram relutantes em apoiar Romney sem a instrução prévia de seus candidatos.

Ron Paul, por outro lado, o único republicano que segue na corrida pela indicação contra Mitt Romney, parece estar conseguindo cumprir seu objetivo aberto: ganhar delegados suficientes para influenciar a votação da convenção ao final das primárias, fazendo, por exemplo, que Romney o procure para estabelecer um acordo.

Paul possui até agora o apoio de apenas 94 delegados, frente aos 856 de Romney.

arte - EUA -primárias - 25/4 (Foto: Arte G1)

Fonte: Do G1, com AP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *