Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Afeganistão pode antecipar eleições para 2013, diz presidente

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, revelou nesta quinta-feira (12) que considera a possibilidade de uma eleição presidencial antecipada em 2013, e não em 2014, para coincidir com o início da retirada anunciada do país das tropas da Otan e dos Estados Unidos.

“Organizar a eleição presidencial um ano antes, em 2013. É uma eventualidade sobre a qual estive refletindo”, disse o presidente afegão à imprensa durante uma visita do secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.

Karzai chegou ao poder em 2001 depois que uma coalizão liderada pelos Estados Unidosderrubou os talibãs. Posteriormente, foi eleito por voto universal em 2004 e 2009, em duas eleições marcadas por fraudes generalizadas, e deveria finalizar seu mandato em 2014.

O presidente do Afeganistão,Hamid Karzai, durante entrevista nesta quinta-feira (12) em Cabul (Foto: AP)O presidente do Afeganistão,Hamid Karzai, durante entrevista nesta quinta-feira (12) em Cabul (Foto: AP)

As forças da Otan, composta em mais de dois terços por soldados americanos, combate há 10 anos a insurreição dos talibãs, e sustentam um governo a cada dia mais impopular, acusado por organizações não governamentais de corrupção e ineficácia generalizadas.

Da AFP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *