Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque Saúde

AME Bernardino Campos Coelho será inaugurada na nesta sexta-feira

Atendimento humanizado e acolhedor, totalmente informatizada, com prontuário eletrônico e sistema de segurança integrado à Secretaria de Segurança Cidadã. Essa é a estrutura oferecida pelas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, que vem sendo implantadas em Petrolina. Nesta sexta-feira (16), o prefeito Julio Lossio vai inaugurar, no bairro Vila Eduardo, a terceira unidade do município, AME Bernardino Campos Coelho.

Equipada com 4 consultórios médicos, 4 de enfermagem, 2 odontológicos, salas de procedimentos, de marcação de exames, esterilização, curativos, pequenas cirurgias, vacinação, acolhimento, recepção com capacidade para acomodar 100 pessoas, brinquedoteca, escovódromo, farmácia, almoxarifado, bicicletário e espaço para a prática de atividades físicas, a AME Bernardino Campos Coelho vai atender uma população de 15 mil pessoas. Além do bairro Vila Eduardo, serão atendidos os moradores do São José, Loteamento Eduardo, Colina Imperial, Cidade Universitária, Vila dos Imbirás, Vila dos Ingás, Vila do 5 Batalhão da Policia Militar (5 BPM), Vila do 72 Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército (72 BI), Loteamento Presidente Dutra e Loteamento Vila Rainha dos Anjos.

“O que o prefeito Julio Lossio está implementando hoje no município é uma iniciativa pioneira. Estamos promovendo uma reestruturação da Atenção Primária a Saúde, potencializando o Sistema Único de Saúde (SUS), através de ações que englobam promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, com um atendimento acolhedor e humanizado”, avaliou a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, ressaltando o esforço de toda a equipe da SMS nesse processo de qualificação da Atenção Básica e anunciando que o município tem duas construções em andamento, uma unidade em reforma (Henrique Leite), e mais cinco AME Saúde da Família que serão construídas nos bairros Gercino Coelho, Ouro Preto, Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 5, Pedra Linda e Antônio Cassimiro, com início previsto para 2012.

Esse modelo de unidade não está restrito apenas a estrutura física, mas também no horário de atendimento que se estende das 07h às 21 horas, e da equipe de profissionais. Entre os serviços oferecidos, estão a clínica médica, odontológica e de enfermagem – baseada na estratégia de saúde da família –, psicologia, nutrição, farmácia, educação física e assistência social, ofertado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), serviços de promoção à saúde, serviços de controle, prevenção e tratamento de doenças endêmicas (tuberculose, hanseníase, chagas, dengue, cólera etc), imunização, dispensação de medicamentos, pequenos procedimentos, coleta de exames de patologia clínica e citopatológico, visitas domiciliares e acompanhamento das famílias cadastradas no programa Bolsa Família.

As unidades contam ainda com outras inovações, como o sistema de atendimento informatizado, com prontuário eletrônico, onde todas as informações dos usuários ficam armazenadas e podem ser consultadas a qualquer momento pelo médico ou enfermeiro e o sistema de segurança. A AME Bernardino Campos Coelho possui câmeras de segurança instaladas em locais estratégicos para garantir a segurança da população e dos profissionais que trabalham no local e espaço para a prática de atividades físicas, com equipamentos ao ar livre, para estimular a promoção à saúde e prevenção de doenças.

Texto: Eneida Trindade
Foto: Patrícia Telles /Com Ascom/PMP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *