Willames Costa

Compromisso com a informação

Destaque Mundo

Anel do pescador do Papa Francisco é feito de prata, diz Vaticano

O anel do pescador do Papa Francisco é visto, nesta segunda-feira (18), no guia da Missa de Entronização, no Vaticano (Foto: AFP)
O anel do pescador do Papa Francisco é visto, nesta segunda-feira (18), no guia da Missa de Entronização, no Vaticano (Foto: AFP)

O anel do pescador que vai ser colocado nesta terça-feira (18) no dedo do Papa Franciscodurante sua missa de entronização, na Basílica de São Pedro, será de prata dourada, anunciou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O primeiro papa latino-americano, cujos primeiros dias como líder da Igreja Católica foram marcados pela simplicidade, escolheu este modelo que já foi proposto a um de seus antecessores, Paulo VI (1963-1978).

O anel, que será entregue durante a missa solene pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, foi desenhado pelo falecido artista italiano Enrico Manfrini, conhecido como “o escultor dos Papas”‘.

Representa São Pedro, o fundador da Igreja, com as chaves do reino de Deus.

O anel do pescador, que tem gravado o nome do pontífice, é um dos grandes símbolos papais, utilizado na antiguidade para selar documentos.

Segundo a Constituição Apostólica, o anel é destruído com um martelo após a morte de um pontífice, em uma cerimônia solene.

No caso de Bento XVI, cuja renúncia em fevereiro não tinha precedentes na história moderna da Igreja, o anel de ouro maciço foi “anulado”, ou seja, raspado para que ficasse inutilizável, informou o Vaticano.

Da AFP

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *