Willames Costa

Compromisso com a informação

Bahia Educação

Anúncio de aumento salarial e formação de comissão foram destaques na Jornada Pedagógica

Além de abrir oficialmente o ano letivo de 2012, a Jornada Pedagógica, que aconteceu nesta terça-feira (07), reservou muitas surpresas para os quase dois mil participantes. Entre os destaques, o anúncio do Projeto de Lei que visa conceder aos professores um aumento salarial de 17,3% (retroativo a janeiro), e a formação de uma Comissão Municipal que irá atualizar o estatuto da categoria e elaborar o novo Plano de Cargos e Salários para o Magistério Público. Com o índice, o valor acumulado em pouco mais de três anos ultrapassa o percentual de 65%.

Ao receber o projeto das mãos do prefeito Isaac Carvalho, o presidente da Câmara de Vereadores Nilson Alves revelou que o mesmo deverá ser aprovado com unanimidade nos próximos dias pelo legislativo. “Estaremos de mãos dadas sempre que considerarmos as ações positivas para o município. Reconhecemos e apoiamos os avanços da educação.
Então, com certeza dessa vez não será diferente”, garantiu o edil.

Segundo o presidente da APLB Sindicato, Antônio Carlos, o índice foi discutido de forma tranqüila com o governo. “Acreditamos no diálogo e temos colhido bons frutos dessa relação harmoniosa. O valor acumulado de 65% já é histórico para nossa realidade. Somos merecedores dessa valorização, que devolve a nossa dignidade e o orgulho de ser
professor”, destacou. De acordo com o sindicalista, o gestor municipal ainda se comprometeu com a superação do piso nacional, “caso o percentual proposto por nós fique abaixo, poderemos renegociar o valor”, afirmou.

A formação da comissão também animou os educadores presentes. “Quando o professor fazia uma especialização, por exemplo, esta nem sempre garantia retorno financeiro. É justamente isso que queremos rever, pois a qualificação também deve refletir melhoria de salário”, explicou o Assessor Especial para assuntos da Educação, Plínio Amorim.


De acordo com informações do titular da pasta, Clériston Andrade, a revisão do plano deverá ficar pronta em noventa dias. A comissão será composta por seis membros, sendo três indicados pela SEDUC e o restante pela APLB Sindicato. A opinião dos professores será recolhida em urnas que serão espalhadas pelas escolas. “Esse é mais um momento importante para o município”, anunciou o secretário, que fez outras revelações de destaque em seu discurso. “Estamos fechando algumas parcerias que devemos lançar ainda neste início de ano”, disse Clériston em tom de confidência. Já o prefeito Isaac Carvalho comentou entusiasmado, “estou muito feliz de ver no olho de vocês a alegria e a vontade de iniciar mais um ano com muita garra. Isso significa que as nossas iniciativas têm sido acertadas. Tudo isso é para que o objetivo final seja alcançado: o sucesso do nosso aluno e da educação de Juazeiro”.

A Jornada Pedagógica

A Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), na 1ª Igreja Batista, também apresentou na programação momentos especiais como a da entrega de prêmios para todos os profissionais que se destacaram em 2011 no Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ), incluindo os profissionais da Educação Infantil (uma novidade deste ano). A palestra desta edição foi outro ponto alto da manhã do dia 7. Hani Awad fez todo mundo soltar o riso e aprender brincando.

A aprovação parece ter sido geral. “Já tinha boas referências da rede municipal, e hoje estou aqui para o meu primeiro evento oficial como concursado da educação de Juazeiro. Achei muito interessante esse momento de interação que nos faz entrar no mesmo pique dos outros”, comentou o recém concursado Julivan Souza Silva. Ladjane Custódio disse que adorou rever os amigos, “vamos todos começar com o pé direito. Estou pronta para começar o trabalho na escola de Tempo Integral. A partir de agora é só alegria”.

Por Anna Monteiro/Seduc

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *