Willames Costa

Compromisso com a informação

Brasil

Após acordo, presidência da Conab ficará novamente com PTB

Um acordo com o PMDB vai garantir ao PTB novamente indicar o presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) já foi avisado pelo governo de que terá que aceitar o nome levado pelo líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO).

Até a semana passada, o diretor João Carlos Bona Garcia, ligado ao ministro e filiado ao PMDB, era nome certo para comandar a companhia.

Depois de polêmica com Mantega, aliado de líder do PTB perde cargo
Jefferson fala em retaliação e diz que Conab ficará com PT ou PMDB

Jovair havia perdido força após se envolver numa polêmica com o ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre quem nomeou o ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci.

Em retaliação, o governo tirou Evangevaldo Santos, seu indicado, do comando da Conab e avisou que ele não faria o sucessor.

O cenário virou após o PTB negociar com o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), apoio da sigla à candidatura dele à presidência da Câmara em 2013.

Folha apurou que o vice-presidente da República, Michel Temer (SP), também interferiu em favor do PTB como forma de garantir os votos do partido a Alves.

O petebista apresentou dois nomes ao governo. A escolha deve recair sobre um ex-funcionário da Caixa Econômica Federal ligado ao líder petebista.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *