Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Ataque nuclear do Irã é ‘perigo real’, diz pré-candidato republicano

 

Eleições Americanas 2012O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Newt Gingrich afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos passam pelo “perigo real” de um ataque nuclear do Irã, que poderia matar e ferir centenas de milhares de cidadãos americanos.

“Imaginem uma arma nuclear iraniana. Pensem sobre os perigos para Cleveland, Columbus [Ohio], Cincinatti ou Nova York. Lembrem-se o que se sentiu em 11 de setembro quando 3.100 americanos foram mortos. Agora, imaginem um ataque em que você acrescenta dois zeros, com 300 mil mortos, talvez 1 milhão. Esse é o perigo real, não é ficção científica”.

Os comentários de Gingrich são os mais recentes de uma série de declarações sobre a política de segurança dos Estados Unidos para enfrentar ameaças como o programa nuclear iraniano. Vencedor das últimas três primárias, Rick Santorum, também alertou sobre o perigo representado por Teerã.

Em declarações anteriores, o ex-presidente da Câmara dos Representantes afirmou que os Estados Unidos estariam ameaçados por um ataque e acusou o país persa de ter uma cultura que “fomenta o terrorismo”.

O último informe da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), publicado em janeiro, revela que o Irã chegou a 20% de enriquecimento de urânio, mas não especifica se o país seria capaz de produzir uma bomba atômica.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *