Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Ataques simultâneos matam pelo menos 36 no Iraque

Pelo menos 36 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas na explosão de dez carros-bomba e vários artefatos explosivos deixados em estradas por todo o Iraque nesta quinta-feira (19), disseram fontes da polícia e de hospitais.

O maior ataque ocorreu em Kirkuk, cidade petrolífera do norte, onde a explosão de dois carros-bomba que tinham como alvo patrulhas policiais matou oito pessoas e feriu 26, segundo as fontes.

Em Bagdá, três carros-bomba, duas bombas deixadas em vias públicas e um atentado suicida explodiram em áreas de maioria xiita, no que parecem ter sido ataques coordenados, que mataram 15 pessoas e feriram 61.

Série de ataques simultâneos deixou dezenas de mortos no Iraque. (Foto: Ako Rasheed / Reuters)Série de ataques simultâneos deixou dezenas de mortos no Iraque. (Foto: Ako Rasheed / Reuters)

O ministro da Saúde saiu ileso de uma tentativa de assassinato com um carro-bomba que explodiu à passagem de seu comboio pela Rua Haifa. Dois guarda-costas do ministro morreram no atentado e outros quatro ficaram feridos.

O aumento da tensão entre xiitas, sunitas e curdos, integrantes da frágil coalizão de governo, vem aumentando os temores de retorno de uma onda de violência sectária semelhante à que deixou o Iraque à beira da guerra civil após a invasão do país por tropas lideradas pelos Estados Unidos, em 2003.

Fonte: Do G1, com agências internacionais

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *