Willames Costa

Compromisso com a informação

Economia

Balanço da Caixa Econômica pode ter nova ‘limpeza’

A ideia em discussão no governo de fazer uma nova rodada de limpeza do balanço da Caixa Econômica Federal poderá ajudar o banco oficial a se livrar de créditos adquiridos de bancos menores durante a crise de 2008 e 2009 e que, agora, apresentem riscos de calote, informa reportagem deSheila D’Amorim publicada na Folha desta sexta-feira.

Ainda em fase preliminar, a proposta também abre espaço para o banco fazer desaparecer da sua contabilidade operações feitas no auge da crise financeira internacional, quando o banco ampliou a concessão de crédito para ajudar a economia a sair da recessão.

Fontes do governo não descartam que, dependendo da evolução da negociação, até parte da carteira do Panamericano, adquirido pela Caixa, seja incluída no pacote.

Ao contrário do que foi feito em 2001, quando a Emgea (Empresa Gestora de Ativos) foi criada pelo governo para absorver os calotes de bancos oficiais, desta vez o debate envolve a transferência não apenas de créditos imobiliários, mas também outros destinados ao consumo, como de automóveis e outros bens.

Fonte: Da Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *