Willames Costa

Compromisso com a informação

Mundo

Ban Ki-moon incentiva diálogo sobre Palestina em visita à região

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, iniciou nesta quarta-feira uma visita de dois dias a Israel e aos territórios palestinos para estimular os dois povos a continuarem suas conversas de paz.

Ban, que chegou a Jerusalém procedente da Jordânia, se reunirá nesta manhã com o presidente israelense, Shimon Peres, e seu ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, e mais tarde almoçará com o primeiro-ministro do país, Benyamin Netanyahu.

À tarde, Ban se deslocará a Ramala para se reunir com o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas.

A visita do secretário-geral da ONU faz parte de uma viagem pela região e coincide com o fracasso da última iniciativa do Quarteto do Oriente Médio para retomar as negociações.

Na última semana, foram encerrados sem sucesso os encontros diretos entre palestinos e israelenses para a apresentação de propostas claras sobre segurança e fronteiras antes do reinício das negociações.

Khalil Mazraawi/France Presse
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, discursa durante visita a Amã, antes de visitar Israel
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, discursa durante visita a Amã, antes de visitar Israel

Os palestinos continuam se negando a dialogar enquanto Israel seguir ampliando as colônias em território ocupado, mas os israelenses consideram que o destino dos assentamentos deve ser decidido em negociações, em vez de ser uma condição prévia às mesmas.

Na segunda-feira (27), o Comitê Executivo da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) acusou Israel de ser “o único responsável” pelo fracasso dos contatos, uma vez que insistiu em seguir com as atividades nos assentamentos e “rejeitou a solução de dois Estados”.

Amanhã, Ban se encontrará com representantes da ONU na região, fará uma breve visita à faixa de Gaza e se reunirá em Tel Aviv com o titular da Defesa israelense, Ehud Barak, e a chefe da oposição, Tzipi Livni.

DA EFE, EM JERUSALÉM

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *