Willames Costa

Compromisso com a informação

Esporte

Campeões do vôlei de praia aprovam mudança na classificação para Londres

Campeões olímpicos em Atenas-2004, Ricardo e Emanuel se mostraram a favor das mudanças nos critérios de classificação para Londres-2012. A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou nesta segunda-feira que quatro duplas, duas no masculino e duas no feminino, representarão o país na Olimpíada.

A confederação indicou que seis duplas estão na corrida pela vaga: Juliana e Larissa, Talita e Maria Elisa e Taiana e Vivian, no feminino; Alison e Emanuel, Ricardo e Pedro Cunha e Márcio e Pedro Solberg, no masculino.

Caio Guatelli/Folhapress
A dupla Ricardo (à esq.) e Emanuel no Pan do Rio, em 2007
A dupla Ricardo (à esq.) e Emanuel no Pan do Rio, em 2007

Diferentemente das olimpíadas anteriores, a vaga conquistada agora pertence ao país e não mais à dupla. Assim, a CBV informou que escolherá os times olímpicos, poderá promover a alteração nas formações das dupla.

“É bom que a vaga seja do país e acho também que o conceito de seleção no vôlei de praia é parte da evolução do esporte. Isso já acontece em outros países”, defendeu Emanuel, campeão mundial no ano passado ao lado de Alison, e vice-líder do ranking mundial.

“É uma situação nova, mas acho que a indicação das duplas vai passar pelo rendimento, pelo desempenho dos times dentro da quadra. Como em qualquer outra modalidade, os melhores tem que ir, o país tem que ser representado pelos que estiverem num momento melhor, e acredito que este deva ser o critério”, opinou Ricardo, ex-parceiro de Emanuel, atualmente com Pedro Cunha.

Com a Folha.com

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *