Willames Costa

Compromisso com a informação

Educação Pernambuco

Chegou a hora de conferir o listão da UFPE

A segunda fase do vestibular foi realizada em janeiro deste ano-Foto-imagem-JC Online
A segunda fase do vestibular foi realizada em janeiro deste ano-Foto-imagem-JC Online

A ansiedade de milhares de vestibulandos que concorrem às 6.501 vagas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba na tarde desta quarta-feira (27). Às 15h será divulgado o listão do vestibular mais concorrido de Pernambuco que em 2013 contou com 34.505 candidatos. Um pouco antes, às 14h, o presidente da Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (Covest), Armando Cavalcanti, e o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, divulgam, em coletiva de imprensa, os três primeiros colocados no exame e os primeiros lugares de cada grupo.

Como em todos os anos, a sede da Covest, na Rua Amaury de Medeiros, bairro do Derby, área central do Recife, deve ficar lotada de feras e familiares que comemoram o resultado dos aprovados no local. O listão também será divulgado pela internet, nos sites da Covest (www.covest.com.br) e da UFPE (http://listao.ufpe.br).

Este ano o resultado do vestibular demorou a sair porque a greve nacional dos servidores das universidades federais, no segundo semestre de 2012, atrapalhou o calendário acadêmico. Outro motivo que levou a Comissão de Vestibular a agir com mais cautela foi a inclusão do sistema de cotas neste vestibular. “Exige uma atenção maior por parte de quem trabalha com processamento e checagem de informações”, afirmou Armando Cavalcanti.

Há quatro anos seguidos, o curso mais concorrido da UFPE é medicina, com 35,3 candidatos por vaga. A grande surpresa na concorrência deste ano foi o segundo lugar: engenharia civil do câmpus Caruaru (Agreste), seguido por direito, com 16, 8 candidatos disputando cada vaga, fisioterapia (15,1) e publicidade e propaganda (14,3).

O número total de inscritos nos 96 cursos foi 42.093, 6 mil candidatos a menos do que no ano passado. O percentual de abstenções também foi alto: 18%, com 7.588 faltosos. A queda dos números ocorreu, provavelmente, por conta da data atípica de provas este ano (13 e 14 de janeiro), época de férias e depois da divulgação de resultados de outros vestibulares do Estado, inclusive o da Universidade de Pernambuco (UPE), que aprovou 3.470 feras.

Fonte: Do JC Online

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *